Bastante comum entre os adolescentes, a acne surge quando a pele fica obstruída por oleosidade e células mortas, criando um ambiente propício para a proliferação de bactérias. As espinhas, além de serem uma questão incômoda durante seu desenvolvimento, ainda podem ser um problema depois de sumirem, devido às manchas e cicatrizes.
“A acne deixa marcas na pele, pois é uma lesão inflamatória e, no seu processo de cicatrização, pode deixar uma mancha escura por ativação da melanina, uma cicatriz deprimida que chamamos de cicatriz atrófica ou uma cicatriz elevada que chamamos de cicatriz hipertrófica”, afirma a dermatologista Juliana Fonte.
Espremer a acne pode causar manchas e cicatrizes
Segundo a médica, para evitar que as lesões de acne deixem cicatriz, é importante tratá-las o quanto antes: “Com certeza, o tratamento adequado da acne pode evitar o surgimento de cicatrizes. De preferência, devemos até mesmo prevenir o surgimento delas”. O tratamento varia de acordo com o grau da acne, mas pode envolver o uso de esfoliantes, sabonetes, cremes com ácidos, antibióticos e até sessões de peeling e limpeza de pele.
Outra maneira de evitar as manchas e cicatrizes de acne é jamais tentar espremê-la. Ao manipular as espinhas de uma forma errada, é possível que haja uma piora do processo inflamatório da pele. Como consequência, pode acontecer um aumento da hiperpigmentação pós-inflamatória, ou seja, o surgimento de manchas escuras.
Protetor solar previne manchas deixadas pelas espinhas
O uso de filtro solar também é importante para evitar cicatrizes da acne, tanto nos dias de sol quanto nos dias nublados. No entanto, quem tem a pele oleosa e sofre com espinha deve optar por protetores sem óleo para evitar uma piora no quadro. Vale lembrar que alguns tratamentos podem deixar a pele sensível e o filtro acaba ajudando a protegê-la.
Foto: Shutterstock