A acne é uma inflamação na pele causada por diversos fatores, inclusive pela ação de bactérias. A produção de sebo exagerada que obstrui os folículos pilosos (de onde saem os pelos) favorece a multiplicação de bactérias que provocam a acne. Sendo assim, uma das formas de tratar o problema é apostar no uso de produtos com ação antibacteriana.
Ação bacteriana no desenvolvimento da acne
“A acne é uma doença multifatorial, ou seja, diversos fatores têm influência em sua origem. Sabe-se, atualmente, que uma bactéria específica, o Propionibacterium acnes, pode ser responsável pela inflamação e desenvolvimento do quadro. Essa bactéria é comumente presente na flora normal da pele, principalmente nas áreas de maior produção sebácea”, informa a dermatologista Daniela Aidar.
Essa bactéria não é o único fator relevante para entender o desenvolvimento da do problema, tanto que todos têm normalmente a Propionibacterium acnes, mas nem todo mundo apresenta espinha. “Sabemos que essa bactéria tem um papel importante no desencadeamento de inflamação em alguns pacientes, porém a genética, o sistema imune, a qualidade da secreção sebácea, também influenciam”, pontua a dermatologista.
Tratamento contra acne
É importante procurar um dermatologista para encontrar o melhor tratamento. Em casos mais leves, produtos tópicos, como aqueles com ácido salicílico, podem ajudar a regular a oleosidade da pele e a reduzir o quadro. Em casos mais severos, podem ser necessários inclusive antibióticos. “Os antibióticos via oral e tópicos agem pelo efeito bactericida e anti-inflamatório na acne”, completa Daniela.
É importante ter muita cautela ao usar esses medicamentos, buscando sempre o acompanhamento do dermatologista, pois há o risco de resistência bacteriana quando o produto é utilizado de forma errada. Além disso, é interessante aliar ao uso dos remédios cuidados com a higiene da pele no geral e com a alimentação, pois isso também influencia na manifestação da acne.
Foto: Shutterstock