A flora intestinal, também chamada de microbiota intestinal, é composta por bactérias que habitam naturalmente no intestino. Elas são fundamentais para a realização dos processos necessários para o bom funcionamento não apenas desse órgão, mas do organismo como um todo, como a digestão dos alimentos e o monitoramento de agentes nocivos que podem causar doenças.
“Trata-se do conjunto de bactérias que habitam de maneira natural o nosso intestino. A flora intestinal é formada a partir do nascimento e vai se estabelecer por volta dos dois anos de idade”, informa o gastroenterologista Fabio Luiz Maximiano. É essencial que a flora intestinal seja mantida sempre saudável, pois em caso de desregulação, suas funções poderão ser comprometidas.
Ameaças à integridade da flora intestinal
Segundo o especialista, as principais ameaças à integridade da flora intestinal são o uso descontrolado de antibióticos e as infecções causadas por bactérias estranhas ao corpo. “Isso poderá levar a um desequilíbrio da nossa flora habitual”, afirma o médico. Para evitar esse desequilíbrio, o consumo de probióticos é muito importante, seja por meio de alimentos ou de medicações.
Tratamento da flora intestinal
“O tratamento de uma flora intestinal comprometida é feito com o uso de probióticos com o intuito de restabelecer a nossa flora habitual”, explica Maximiano. Dentre os alimentos ricos em probióticos, destacam-se o iogurte e o leite fermentado. Podem ser mencionados ainda o picles, o chucrute (obtido por meio da fermentação do repolho) e o tempeh (alimento fermentado feito à base de soja).
Já os produtos que contêm probióticos, desenvolvidos especialmente para tratar problemas na flora intestinal, surgem como opção nos quadros em que a alimentação sozinha não for suficiente. Os remédios em cápsulas são boas opções para o tratamento, já que dessa forma, o probiótico fica protegido durante o processo de digestão, permitindo que ele seja entregue viável ao seu local de ação.