search
Título

Além do cálcio, iogurte traz vários benefícios para a saúde

Uncategorized

Por

O iogurte é conhecido por ser uma fonte importante de cálcio, mas também fornece outros nutrientes necessários para as diversas funções do organismo. Os benefícios que esse alimento promove à saúde são variados, então sua presença em uma dieta balanceada é muito bem vinda.   
“O consumo em quantidade adequada de iogurte pode promover a melhora da imunidade, proteção do sistema nervoso, promoção do bom humor, melhora do trânsito intestinal e ganho de massa muscular. Além disso, ajuda no processo de emagrecimento”, informa a nutricionista Ranay Tavares.

 

Cálcio não é o único nutriente oferecido pelo iogurte

 


Segundo a especialista, além do cálcio, o iogurte é rico em outros nutrientes importantes,
como as vitaminas do complexo B. “Vale ressaltar também que o iogurte contém uma boa quantidade de proteínas, além de probióticos, que são as bactérias benéficas localizadas no nosso intestino. Merece destaque ainda o fato do alimento ser reduzido em lactose (açúcar do leite)”, explica Ranay.

Conforme aponta a nutricionista, por mais que uma pessoa que tenha alergia ao leite ou intolerância à lactose não possa, à princípio, consumir iogurte, existem opções no mercado que são derivadas de outros alimentos, como a soja, por exemplo. “A questão que deve ser levada à sério quanto ao consumo de iogurte é a quantidade, que deve ser analisada e prescrita por um nutricionista”, pontua a especialista.

 

Como atingir as necessidades nutricionais com o iogurte na dieta?

 


Para atingir as necessidades nutricionais do organismo, é necessário que o iogurte esteja inserido em uma alimentação variada e adequada em quantidade e qualidade. “Tratando-se do cálcio, além do iogurte, poderiam ser usados outros alimentos, lácteos ou não, para atingir as necessidades diárias”, afirma Ranay. Caso essas necessidades não sejam obtidas com a dieta,
a suplementação pode ser uma opção. Converse com seu médico, que vai apontar o melhor caminho para você.  

A especialista destaca também a importância de fazer sempre a leitura do rótulo, pois existem muitos produtos nas prateleiras de supermercados “disfarçados” de iogurte. “Um bom iogurte tem apenas dois ingredientes: leite e bactérias lácticas. Além disso, não se encaixam na categoria os leites fermentados, nem as bebidas lácteas”, completa Ranay.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes