AchèAchè
    search
    Título

    O que acontece com articulações com baixos índices de colágeno?

    Doenças dos Ossos
    Sintomas

    Por

    O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano e é fundamental para a saúde das articulações. “É o responsável por dar firmeza a essas estruturas. Assim, quando os pacientes apresentam baixos índices de colágeno, suas cartilagens articulares poderão sofrer com uma maior fragilidade”, alerta a reumatologista Rafaela Alen. 

    Baixos índices de colágeno favorecem desenvolvimento da osteoartrite


    Essa fragilidade, por sua vez, pode acabar facilitando o desenvolvimento de doenças. É o caso da
    osteoartrite. Trata-se de um problema caracterizado pelo desgaste da cartilagem articular e que pode levar a deformações ósseas, causando sérios prejuízos à qualidade de vida, dependendo do grau de dor e inflamação. 

    Quando o médico detectar a deficiência de colágeno, a suplementação pode ser indicada para suprir a queda na produção dessa proteína, segundo Dra. Rafaela. Existem ainda outras medidas que podem ajudar: os prejuízos na cartilagem articular podem ser tratados com abordagens cirúrgicas, farmacológicas e não farmacológicas. 

    Medicamentos condroprotetores são recomendados pelos médicos


    “Como medidas não farmacológicas, temos a diminuição da sobrecarga nas articulações prejudicadas,
    exercícios aeróbicos, musculação, melhora na alimentação e estímulo ao uso de órteses“, cita a médica. Também pode ser recomendado o uso de compressas de gelo ou de água quente na articulação para aliviar a dor. 

    Além disso, a dor também pode ser tratada com o uso de analgésicos. Outras medicações utilizadas são os anti-inflamatórios, os corticosteroides intra-articulares e os condroprotetores. Esta última classe ajuda a controlar a inflamação e a degradação da cartilagem. Nos casos mais graves, o médico pode recomendar ainda cirurgias, como osteotomias e artroplastias.

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes