O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano e é fundamental para a saúde das articulações. “É o responsável por dar firmeza a essas estruturas. Assim, quando os pacientes apresentam baixos índices de colágeno, suas cartilagens articulares poderão sofrer com uma maior fragilidade”, alerta a reumatologista Rafaela Alen.
Baixos índices de colágeno favorecem desenvolvimento da osteoartrite
Essa fragilidade, por sua vez, pode acabar facilitando o desenvolvimento de doenças. É o caso da osteoartrite. Trata-se de um problema caracterizado pelo desgaste da cartilagem articular e que pode levar a deformações ósseas, causando sérios prejuízos à qualidade de vida, dependendo do grau de dor e inflamação.
Quando o médico detectar a deficiência de colágeno, a suplementação pode ser indicada para suprir a queda na produção dessa proteína, segundo Dra. Rafaela. Existem ainda outras medidas que podem ajudar: os prejuízos na cartilagem articular podem ser tratados com abordagens cirúrgicas, farmacológicas e não farmacológicas.
Medicamentos condroprotetores são recomendados pelos médicos
“Como medidas não farmacológicas, temos a diminuição da sobrecarga nas articulações prejudicadas, exercícios aeróbicos, musculação, melhora na alimentação e estímulo ao uso de órteses“, cita a médica. Também pode ser recomendado o uso de compressas de gelo ou de água quente na articulação para aliviar a dor.
Além disso, a dor também pode ser tratada com o uso de analgésicos. Outras medicações utilizadas são os anti-inflamatórios, os corticosteroides intra-articulares e os condroprotetores. Esta última classe ajuda a controlar a inflamação e a degradação da cartilagem. Nos casos mais graves, o médico pode recomendar ainda cirurgias, como osteotomias e artroplastias.
Foto: Shutterstock