A osteoartrite é uma doença que compromete ossos e articulações pelo desgaste da cartilagem, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia. Trata-se de um problema crônico, que exige, portanto, tratamento contínuo. Normalmente o tratamento é iniciado por um reumatologista, mas outros especialistas também são importantes no processo.
“Os médicos e profissionais da área da saúde que devem acompanhar o tratamento da osteoartrite são o reumatologista, fisioterapeuta e personal ou instrutor na área esportiva”, afirma a reumatologista Regina Ferreira. Com essa ação conjunta de especialidades o tratamento se torna mais completo e eficiente.
Funções de cada especialista no tratamento da doença
Segundo a especialista, o reumatologista atua no diagnóstico, tratamento medicamentoso e na indicação de exercícios de fisioterapia. Portanto, é quem irá direcionar o paciente para as outras especialidades. “O fisioterapeuta atua na execução das indicações de fisioterapia, enquanto o instrutor trabalha orientando a execução de exercícios em academias”, informa a médica.
Com o tratamento sendo realizado desta forma multidisciplinar, a tendência é que a recuperação do paciente seja mais proveitosa e mais rápida também. “O acompanhamento por diferentes especialidades faz com que o paciente esteja melhor amparado e com maior número de orientações com o objetivo de melhora rápida”, afirma a dermatologista.
Efeitos do tratamento da osteoartrite
O tratamento medicamentoso é importante para ajudar a regenerar a cartilagem e, consequentemente, melhorar a dor e os movimentos. A fisioterapia também ajuda a tratar a limitação dos movimentos provocada pela doença e os exercícios servem para fortalecer as articulações e músculos, o que ajuda a proteger a parte óssea durante os movimentos.
Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia: https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/
Foto: Shutterstock