O colágeno é uma proteína de extrema importância para a saúde humana, sendo produzida pelo próprio corpo, mas também adquirida por meio da alimentação. Existem mais de 16 tipos distintos de colágeno e cada um deles está presente em regiões diferentes do organismo, de acordo com a necessidade dos órgãos e de outras estruturas do corpo.
Esses vários tipos podem ser encontrados na pele, nos tendões, nos músculos, nas articulações, no tecido endotelial e em muitos outros lugares. Afinal, o colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano. “Na pele temos o colágeno tipo 1 e nas articulações temos o tipo 2″, afirma o reumatologista Faustino Peron.
Problemas no colágeno podem levar à osteoartrite
“Na articulação, o colágeno tem a função de compor a maior parte da matriz extracelular da cartilagem e é produzido por uma célula denominada condrócito. O principal fator na queda da concentração de colágeno é a perda da função fisiológica do condrócito”, explica o especialista. Como consequência dessa perda, pode surgir a osteoartrite.
A osteoartrite é uma doença marcada pela destruição da cartilagem que protege as articulações ósseas. Essa cartilagem permite que o corpo se movimente sem dor. A partir desse processo, além das dores, o paciente apresenta inchaço e rigidez nas articulações e, sem tratamento, a doença pode deformar os ossos.
Como essa proteína age na pele e no cabelo?
Já o colágeno da pele é responsável por dar sustentação a esse órgão, deixando-o mais hidratado e firme e, assim, reduzindo o surgimento de rugas e da flacidez. Essa proteína é encontrada ainda nos cabelos e nas unhas, também auxiliando na hidratação e no fortalecimento dessas estruturas.
Foto: Shutterstock