AchèAchè
    search
    Título

    O que é colágeno?

    Uncategorized

    Por

    O colágeno é uma proteína encontrada nos tecidos conjuntivos, sendo a mais abundante no corpo, e sua produção ocorre normalmente pelo próprio organismo. Porém, com o início da fase adulta, a produção de colágeno diminui e a deficiência dessa proteína começa a ser notada.

    Sua principal função é contribuir para a integridade estrutural das células, mantendo as células dos tecidos fortes e unidas, na cicatrização e regeneração de tecidos e auxilia na hidratação do corpo.

    Devido a sua importância e utilidade, nos últimos anos houve um crescente interesse pelo colágeno e seus derivados como suplementação e nutrição.

    Diante disso veja alguns mitos e verdades, sobre o colágeno.

    Quais os benefícios para a saúde?

    Até o momento, algumas pesquisas apontam que a suplementação de colágeno pode proporcionar potenciais efeitos benefícios para a saúde, como: melhora da firmeza e aspecto da pele; auxilio no tratamento da osteoporose; prevenção do envelhecimento; e auxilio contra úlcera gástrica.

    Apenas consumir colágeno repõe as perdas?

    O colágeno é produzido normalmente pelo organismo através dos fibroblastos, mas com o tempo eles perdem sua capacidade de síntese, e a produção dessa proteína é menor. Além da ingestão de colágeno é necessário o consumo de vitamina C, para um resultado mais eficaz, pois irá estimular a capacidade de síntese dos fibroblastos.

    Consumir colágeno vai melhorar minhas articulações?

    Apesar de alguns estudos apontarem que a suplementação de colágeno pode auxiliar a melhora das articulações, em 2016 a Sociedade Brasileira de Reumatologia, publicou em seu site uma orientação sobre o assunto, informando que não havia comprovação cientifica relacionado o consumo de colágeno com a melhora das articulações.

    Consumir colágeno engorda?

    Devido a sua composição e mecanismo de absorção pelo organismo, o colágeno pode auxiliar na saciedade, e dessa forma poderá contribuir para o emagrecimento.

    Referências:

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes