AchèAchè
search
Título

O cateterismo oferece riscos ao paciente? Qual é o objetivo do exame?

Cardiovascular

Por Dr. Thiago Marques Mendes

19 de outubro de 2023

O cateterismo é um exame feito por um cardiologista, especialista em Hemodinâmica. Seu objetivo é diagnóstico e terapêutico, o que varia conforme a condição clínica do doente. Ou seja, pode servir tanto para diagnosticar obstruções nas artérias do coração quanto para tratar esses vasos sanguíneos, caso seja necessário.

Paciente pode acompanhar o cateterismo acordado

O exame pode ser feito com urgência ou de maneira programada: “De forma geral, na urgência, indica-se o exame na suspeita ou na confirmação de um infarto do miocárdio. Já de forma programada, o cateterismo é realizado se há algum tipo de suspeita de doença arterial coronariana ou durante a avaliação para alguns tipos de cirurgias cardíacas”, informa o cardiologista Thiago Marques Mendes.

“Usa-se um cateter, um tubo flexível muito fino, que percorre o trajeto vascular até o coração. Uma vez localizado este órgão, o profissional consegue saber exatamente o que ocorre com os vasos do coração”, afirma o especialista. Em boa parte dos casos, o paciente consegue acompanhar as imagens de raio X do exame em tempo real, por meio de uma tela, enquanto permanece deitado e em repouso absoluto.   

Cateterismo é um exame invasivo e oferece riscos

O exame, em geral, é feito rapidamente, durando de 30 a 60 minutos. Entretanto, é considerado essencialmente invasivo e, portanto, existem alguns riscos à saúde do paciente. Durante a realização do cateterismo, o paciente pode apresentar lesão vascular e sangramentos e sofrer um acidente vascular encefálico, o AVC. O risco estimado de complicações, no entanto, não ultrapassa 1%.

Quando o cateterismo chega ao fim, o cardiologista irá retirar o cateter e impedir que haja sangramento no local, seja fazendo uma sutura ou pressão. Nos casos confirmados de infarto e doença arterial coronariana, pode ser realizada a angioplastia, um procedimento que insere balões ou stents na artéria que está com problemas para melhorar e manter um fluxo de sangue adequado.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
cardiovascular
circulação
infarto
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são os riscos da angioplastia? Escolha do médico é fundamental!

Escolher um profissional capacitado para realizar um procedimento médico é essencial para obter bons resultados. Com a angioplastia não poderia ser diferente. Seu objetivo é desobstruir as artérias do coração com balões e stents e restaurar o fluxo sanguíneo, reduzindo a dor sentida pelos pacientes. E mesmo se tratando de um procedimento não cirúrgico e […]

Artigos
Dor na região dos dentes pode ser um sintoma de infarto?

Sentir dores fortes nos dentes ou na região da mandíbula, sem uma razão aparente na boca, pode ser um sintoma de infarto. Essa associação, segundo o cirurgião-dentista Johnathan Marcondes, não é nenhuma novidade: muitos pacientes relatam dores na região e até da axila como consequência de uma dor que surge inicialmente no tórax, no ombro […]

Artigos
Sangue nas fezes? Fique atento! Isso pode ser um sinal de hemorroidas

As hemorroidas são dilatações das veias encontradas no canal anal, no ânus e no reto. Trata-se de um problema de saúde também composto por tecidos e fibras elásticas em menores quantidades e que é considerado constrangedor por muitas pessoas, que acabam deixando de procurar atendimento. No entanto, as hemorroidas requerem tratamento médico. Sangramento não é […]

Converse com um dos nossos atendentes