O cálcio é um nutriente essencial para a manutenção da saúde e do bem-estar de qualquer pessoa. É o mineral responsável por estruturar os dentes e os ossos do corpo e deve ser ingerido em boas quantidades desde a infância até a terceira idade. A fonte de cálcio mais conhecida é o leite de vaca, mas o leite de outros animais, como cabra e búfala, assim como seus derivados, também são ótimas opções.
Leite de búfala tem mais cálcio que o leite de vaca
Um artigo publicado na revista Veterinary World, em 2016, comparou a composição nutricional dos leites de cabra, vaca e búfala. “Como resultados encontrados com relação aos teores de cálcio desses três tipos de leite, surpreendentemente, o leite de vaca não é o que apresenta o maior teor”, conta a nutricionista Caroline Codonho.
O leite de búfala analisado no estudo apresentou, aproximadamente, 178 miligramas de cálcio em cada 100 mililitros de leite, sendo seguido por 129mg no leite de cabra e 120mg no leite de vaca. Para os derivados desses diferentes tipos de leite, o padrão de teor de cálcio segue a mesma proporção, com o de búfala tendo os maiores valores.
Consulte um nutricionista antes de substituir o leite de vaca
Quem deseja trocar o leite de vaca pelo leite de outros mamíferos deve, primeiramente, conversar com um nutricionista e, segundo Caroline, analisar alguns aspectos importantes, como a composição da bebida como um todo, a disponibilidade em determinadas regiões do país e os custos, e não somente o percentual de cálcio presente.
“Se pensarmos nos casos de obesidade, a escolha pelo leite de búfala seria inadequada, já que este apresenta quase o dobro de teor de gordura, quando comparado com o leite de cabra e de vaca”, alerta a especialista.
Foto: Shutterstock