search
    Título

    Queijo e leite de cabra também são ricos em cálcio?

    Uncategorized

    Por

    Quando falamos em leite, logo é feita a associação com o cálcio, visto que se trata de uma das fontes mais ricas no nutriente. A grande maioria das pessoas que busca o cálcio no leite recorre ao oriundo da vaca, embora haja outras opções, como o leite de cabra. Apesar de bastante semelhantes, os dois apresentam algumas diferenças.    

    Mesmo com diferenças, leite de cabra e vaca possuem nível de cálcio parecido


    Em relação ao nível de cálcio, não há diferenças significativas. Ambos os leites são ricos no nutriente e
    atendem perfeitamente as demandas diárias dos indivíduos. “O queijo e o leite de cabra também são ricos em cálcio. As proporções do nutriente no leite de cabra são semelhantes às proporções encontradas no leite de vaca, assim como em outros alimentos, como sardinhas”, afirma a nutricionista Carla Cotta.
    De acordo com a especialista, o que diferencia o leite e derivados da cabra para os da vaca é que, basicamente, o primeiro apresenta menor teor de colesterol e composição proteica diferenciada, menos alergênica, porém com a mesma densidade nutricional. “O quantitativo de lipídeos e carboidratos também é semelhante em ambos os leites”.

    Vantagens e desvantagens do leite de cabra em relação ao leite de vaca


    Ainda segundo a nutricionista, o leite de cabra apresenta vantagens sobre o de vaca
    com relação à tolerância. Alguns indivíduos toleram melhor o leite de cabra se comparado ao leite de vaca, devido a diferenças na composição de tipos de proteínas no leite de cabra. “O leite e o queijo de cabra tem menor potencial alergênico pela composição proteica diferenciada, mesmo com o quantitativo proteico semelhante ao do leite de vaca”.
    Além disso, o leite de cabra contém composição de gordura de mais fácil digestão, moléculas menores e menos colesterol que o leite de vaca. Contudo, também apresenta desvantagens. “Uma delas é o seu odor forte e característico, que muitas vezes gera aversão aos seus alimentos”, acrescenta Carla. O custo mais elevado do leite e queijos de cabra em relação aos de vaca também merece ser destacado.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes