Cabelos fortes, brilhosos e hidratados são, em parte, resultado dos cuidados que os fios recebem ao longo da vida. Esses cuidados envolvem, por exemplo, uma alimentação balanceada, uma e o uso correto de produtos cosméticos. Mas, será que essas substâncias podem prejudicar a saúde dos fios se utilizadas frequentemente?
Alguns tipos de produtos podem enfraquecer o cabelo
“Cosméticos para cabelos como xampus e condicionadores não prejudicam a saúde dos cabelos quando usados de forma contínua. O ideal é que sejam escolhidos produtos adequados para aquele tipo de fio e também para aquele couro cabeludo”, esclarece a dermatologista Bruna Fanton Gallo.
A médica lembra ainda que existe um mito que diz que sulfato, uma substância encontrada nos xampus e que serve para limpar e produzir espuma, faz mal à saúde dos fios: “Muito fala-se sobre sulfatos, parabenos e silicones. Mas, quando são utilizados com a indicação correta, não prejudicam os cabelos ou o couro cabeludo, pelo contrário”.
Por outro lado, existem algumas substâncias que podem ser prejudiciais. A especialista cita as tinturas e produtos químicos alisantes como exemplos. “Podemos lançar mão de tratamentos recuperadores e hidratantes, mas esses fatores realmente causam danos, então, o melhor mesmo é evitar”, recomenda a profissional.
Secadores podem prejudicar a saúde dos fios
Além disso, é importante evitar secadores e pranchas de alisamento, contato com a radiação solar e tração dos fios por causa de penteados muito apertados. Esses fatores podem causar tanto danos à haste capilar, como enfraquecimento, opacificação, danos térmicos e quebra dos fios (piorando o quadro de calvície em quem já tem o problema), quanto ao couro cabeludo, como alergias e inflamação.
Foto: Shutterstock