AchèAchè
    search
    Título

    Ginecologista ou obstetra? Entenda as diferenças entre esses médicos!

    Cuidados e Bem-estar
    Saúde da Mulher

    Por Dr. Alexandre Brandão Sé

    21 de março de 2023

    Você sabe qual é a diferença entre um ginecologista e um obstetra? Essa dúvida é bastante comum entre pacientes que procuram esses profissionais para uma consulta. Mas, no geral, a Ginecologia e a Obstetrícia são especialidades que caminham de mãos dadas, já que as duas atuam no tratamento e na prevenção de doenças que afetam as mulheres e na promoção da saúde feminina

    Para nos ajudar a esclarecer essas particularidades, o Cuidados Pela Vida entrevistou o Dr. Alexandre Brandão, que é ginecologista e obstetra. Acompanhe:

    Ginecologista e obstetra: qual é a diferença?

     

    Dr. Alexandre esclarece que todo ginecologista é obstetra, assim como todo obstetra é um ginecologista – ele mesmo é um exemplo dessa definição. Isso porque o programa de residência médica acaba englobando as duas especialidades no mesmo escopo. Ou seja, ao finalizar a residência, o médico é capaz de atuar como ginecologista e, ao mesmo tempo, obstetra. 

    Vale ressaltar que um médico pode escolher atuar mais como um ginecologista ou como obstetra – até mesmo se especializar em uma área específica dentro da Ginecologia ou da Obstetrícia. Isso acontece porque, embora o mesmo profissional possa exercer ambas especialidades, existe uma diferença entre cada uma delas nos cuidados, prevenção e tratamento da saúde feminina. Veja só:

    Ginecologia: o que é?

     

    “A Ginecologia é a especialidade que cuida da saúde do aparelho reprodutor feminino (ovários, útero, vagina, vulva) e das mamas”, explicou o médico. Como Ginecologia significa “a ciência da mulher”, o ginecologista ajuda no tratamento e prevenção de diversas doenças e condições clínicas relacionadas a esses órgãos. Dentre as mais comuns estão: endometriose, menopausa, câncer do colo de útero, câncer de ovário, cistos, DSTs, infertilidade, cólicas menstruais e incontinência urinária. 

    Além disso, é o ginecologista que costuma fazer o acompanhamento da menina que está entrando na puberdade e da adolescente, podendo esclarecer dúvidas sobre ciclo menstrual, sexualidade e as mudanças que acontecem com o corpo nesta fase da vida. 

    Obstetrícia: qual é a função dessa especialidade?

     

    Já o obstetra é o médico que cuida do planejamento da gravidez, da gestação, do parto e do pós-parto da paciente. É essa especialidade que acompanha todo o pré-natal da mulher, que envolve a realização de exames laboratoriais e de imagem para acompanhar a saúde da mãe e do feto até o parto – que também é feito por esse profissional

    O pós-parto é outra fase importante e que deve ser acompanhada por um obstetra para garantir que a saúde da mulher esteja em dia, pronta para cuidar do seu filho recém-nascido. O especialista vai indicar exames de rotina e ajudar no planejamento familiar, recomendando o uso de métodos contraceptivos até a paciente decidir ter outro bebê (ou não).

    Tags
    gestação
    ginecologista
    obstetra
    planejamento da gravidez
    pós-parto
    pré-natal
    saúde da mãe
    saúde feminina
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes