search
Título

Quais são as principais manifestações da cólica menstrual?

Dores no corpo

19 de outubro de 2023

Uma das reclamações mais comuns nos consultórios ginecológicos é o incômodo causado pela cólica menstrual, também chamada de dismenorreia. O sintoma está associado ao ciclo menstrual, ou seja, se manifesta a cada mês e pode ser tão intenso a ponto de a paciente não conseguir trabalhar e estudar, nem realizar outras atividades do dia a dia.

Cólica secundária é causada por doenças, como endometriose


De acordo com a ginecologista e obstetra Adriana Martins, a
cólica menstrual pode ser dividida em dois tipos. “A cólica primária não tem doença orgânica associada, iniciando de dois a três anos após a primeira menstruação e melhorando com o tempo”, afirma a médica. Já a cólica secundária é um sintoma relacionado à presença de uma doença orgânica, como endometriose, adenomiose e doença inflamatória pélvica crônica.

Com o passar dos anos, a mulher se desenvolve e o útero cresce de tamanho, reduzindo consideravelmente a cólica primária, que também tende a amenizar com o parto. Por outro lado, a cólica menstrual secundária costuma surgir tardiamente, por volta dos 25 anos de idade, e pode piorar se sua causa não for tratada adequadamente.

Analgésicos aliviam dor da cólica menstrual primária


Com o auxílio de um profissional, a mulher pode utilizar medicações para
reduzir a intensidade da cólica primária. “Existem medicamentos de vários tipos, como os analgésicos e os anti-inflamatórios. Normalmente, inicia-se o tratamento com os mais leves e com menos efeitos adversos. Se a resposta não for satisfatória e a dor continuar forte, muda-se o medicamento”, explica a especialista.

Já para a cólica menstrual secundária, a abordagem é um pouco diferente. No primeiro momento, o médico deverá descobrir qual doença está causando as dores. De acordo com Adriana, não basta simplesmente tratar o sintoma, já que ele irá persistir e pode até mesmo piorar se o problema inicial não for tratado também.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Fazer pilates pode ajudar a amenizar os sintomas das varizes?

A prática de atividade física é essencial para prevenir e tratar os sintomas das varizes dos membros inferiores, especialmente quando o exercício em questão é de impacto baixo, no máximo moderado. Portanto, o pilates pode ser uma ótima alternativa nesse sentido, seja você já diagnosticado com o problema ou não. Pilates no tratamento de varizes […]

Artigos
Por que a inflamação atua como um mecanismo de defesa do organismo?

As inflamações que de vez em quando afetam o corpo humano costumam causar dores, inchaço, vermelhidão e sensação de calor na região afetada. Apesar desses sintomas perturbadores, existe uma boa razão que provoca seu aparecimento: a inflamação exerce uma função importante, atuando como um mecanismo de defesa. “Uma resposta inflamatória pode ser iniciada com a […]

Artigos
Analgésicos reduzem a dor ou a percepção de dor no organismo?

A dor é resultado de uma resposta do corpo humano a situações que ameaçam a saúde e o funcionamento do organismo. É um sintoma bastante comum, que pode surgir ao ralar o joelho no chão ou bater o dedo na quina de um móvel. Em alguns casos, a dor acaba sendo mais intensa e muitas […]

Converse com um dos nossos atendentes