Estar com o nariz escorrendo é algo bastante comum, além de um incômodo que atrapalha a qualidade de vida. O problema pode ser causado por diferentes fatores e tende a sumir quando os mesmos são tratados. Todavia, o excesso de secreção que escorre pelo nariz pode ser amenizado com algumas práticas simples.
“O excesso de secreção pode ser prejudicial pois propicia o acúmulo de vírus e bactérias, além do desenvolvimento de sinusite aguda ou crônica”, alerta o otorrinolaringologista Fabiano Haddad. “Para evitar o corrimento nasal, é importante, em primeiro lugar, tentar identificar a causa dessa secreção que está escorrendo e assoar o nariz para eliminá-la. Se o fluxo for contínuo, deve-se procurar tratamento adequado”.
Formas de evitar o nariz escorrendo
Outra forma de resolver o problema é usar medicamentos que diminuem a dilatação dos vasos sanguíneos da mucosa nasal, como antialérgicos e antitérmicos. Contudo, alguns métodos caseiros simples também podem ajudar a combater o excesso de secreção, amenizando o corrimento nasal.
Respirar vapor quente é um deles. Isso pode ser feito com uma panela de água contendo gotas de óleo de eucalipto, o qual possui propriedades antibacterianas. Óleo de orégano também possui propriedades antibacterianas, além de antifúngicas e anti-inflamatórias. Vale ainda beber muito líquido para diluir o muco, facilitando a sua eliminação. “O soro fisiológico é outro item importante para promover a limpeza das cavidades nasais”.
Causas do nariz escorrendo
O que normalmente faz com que o nariz fique escorrendo são as bactérias, vírus e alérgenos que invadem as vias nasais, desencadeando uma reação inflamatória. Esta reação resulta na produção de muco em excesso, que é uma forma do organismo eliminar germes e substâncias irritantes. “A principal causa do nariz escorrendo é a reação de defesa do nosso organismo contra a invasão de partículas irritantes, vírus e bactérias”.
Foto: Shutterstock