AchèAchè
    search
    Título

    Endometriose: A cirurgia é indicada para todos os casos?

    Uncategorized

    Por

    A paciente com endometriose precisa aderir com rigor às medidas de tratamento indicadas pelo médico especialista para controlar os sintomas e impedir que eles voltem a aparecer. Isso inclui a cirurgia, recomendada em diversos casos da doença. Contudo, nem todos os quadros de endometriose necessitam de cirurgia para que a paciente se recupere.  

    Casos em que a cirurgia é indicada


    “A cirurgia nem sempre será indicada para as pacientes com endometriose. Este procedimento deve ser realizado, basicamente, em casos específicos, como falha no tratamento clínico medicamentoso”, afirma a ginecologista Fernanda Torras. O volume e a intensidade dos sintomas são determinantes para definir se
    há ou não necessidade de cirurgia.  

    “A cirurgia também será indicada em alguns casos selecionados de infertilidade relacionada à endometriose, endometriomas volumosos (nódulos ovarianos de endometriose), lesões em vias urinárias comprometendo ureter e risco de oclusão, assim como lesões intestinais com risco de obstrução”, complementa a especialista.

    O objetivo principal da cirurgia no contexto da endometriose é retirar os focos de endométrio que se desenvolvem de forma irregular no corpo da mulher. O endométrio é um tecido que normalmente reveste o útero, mas que pode se desenvolver fora deste órgão (nos ovários, tubas uterinas, intestino. Quando isso acontece, configura-se a endometriose. A presença desse tecido fora do útero provoca sintomas incômodos, como dor, cólicas e infertilidade. 

    Características da cirurgia de endometriose


    A cirurgia de endometriose é considerada minimamente invasiva, pois não são necessárias grandes incisões. Pequenos cortes são suficientes para que o procedimento seja realizado.
    No caso da endometriose, a cirurgia é a laparoscopia, que utiliza câmera de vídeo e tubos finos inseridos em pequenos cortes no corpo. O tratamento medicamentoso também é essencial, mesmo nos casos cirúrgicos.

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes