AchèAchè
search
Título

Em quanto tempo o remédio para hipertensão começa a agir?

Coração
Meu Corpo

Por Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

19 de outubro de 2023

A hipertensão é uma das doenças que mais atinge o brasileiro, afinal, são cerca de 30 milhões de pessoas, segundo os dados do Ministério da Saúde. Uma das principais formas de combater o problema é o tratamento com medicações prescritas por um cardiologista. Veja em quanto tempo um remédio para hipertensão começa a agir. 

Remédio para hipertensão pode fazer efeito em questão de minutos


Para a cardiologista Ana Catarina Periotto, os diversos tipos de remédios para hipertensão agem de maneira diferente no corpo: “Cada medicamento tem um tempo de início de ação que pode durar de poucos minutos até 1 hora”. Por essa razão, o médico tem a autonomia de receitar um remédio mais ágil para um paciente em estado grave, enquanto outro pode usar um para o controle diário.

A duração do efeito do remédio para hipertensão também pode variar. “É o tempo que ele persiste ativo na circulação antes de ser eliminado pelo organismo. Essa ação pode variar de 6 a 24 horas. Por isso, alguns remédios devem ser tomados de 8 em 8 horas”, ressalta a profissional. 

Por que é importante fazer o tratamento da hipertensão?


O Ministério da Saúde destaca que a hipertensão exige um maior esforço do
coração para distribuir o sangue por todo o corpo. Este, por sinal, ao passar pelas artérias, exige maior pressão em comparação a um organismo saudável. 
Além disso, a falta de controle sobre a hipertensão pode gerar consequências graves. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), uma a cada cinco pessoas são acometidas pela pressão alta, o que leva em muitos casos ao infarto, ao derrame cerebral e até à paralisação dos rins. 
E uma peculiaridade da hipertensão é que ela não costuma causar sintomas, o que faz com que algumas pessoas abandonem o tratamento. “Os sintomas não têm relação com a gravidade da hipertensão. Ela é silenciosa e pode não manifestar sintoma algum, na maioria das pessoas”, alerta a cardiologista. 

É possível se prevenir da hipertensão?


É sempre importante adotar medidas para evitar as chances de desenvolver pressão alta. Nesse sentido, para o controle da doença, a SBEM recomenda como principais formas de prevenção:

– Evitar alimentos gordurosos, frituras, doces e salgados em excesso;
praticar atividade física, como caminhadas de 20 minutos durante três a cinco vezes por semana;
evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;
diminuir o estresse e a ansiedade, grandes causadores do descontrole da pressão arterial;
– parar de fumar.

Dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM):
https://www.endocrino.org.br/dicas-para-prevenir-hipertensao/ 

Newsletter
Tags
hipertensão
Compartilhamento

Em destaque

Proepa Uni
Seu coração agradece!
Auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos.

Posts relacionados

Artigos
A hipertensão também afeta os jovens ou é uma doença de pessoas mais velhas?

A hipertensão afeta indivíduos de diferentes faixas etárias. Como se trata de uma doença multifatorial, que se manifesta pela influência de diversos motivos, a probabilidade de atingir uma gama ampla e variada de pessoas acaba sendo grande. Porém, os fatores que justificam a hipertensão em pacientes jovens não são os mesmos relacionados a pacientes de idade […]

Artigos
O que é demência vascular? Saiba mais sobre o quadro que tem relação com a hipertensão

A demência vascular é caracterizada por alterações de comportamento e pela perda da memória. É uma condição causada por problemas na circulação do sangue, mais especificamente, bloqueio do fluxo sanguíneo para o cérebro – chamado de micro-oclusões – ou devido às sequelas causadas por um AVC (acidente vascular cerebral). Entenda qual é a sua relação com […]

Artigos
Pressão arterial ideal em idosos: Quais são os níveis ideais?

Por mais que durante muito tempo tenha se estabelecido que o nível da pressão arterial aceitável nos idosos pudesse ser maior do que nos adultos de faixas etárias inferiores, hoje os especialistas adotam outro discurso. Os níveis recomendados para a pressão arterial dos idosos deve ser equivalente aos associados a um adulto de 20, 30, 40 ou […]

Converse com um dos nossos atendentes