AchèAchè
    search
    Título

    AVC e derrame são a mesma coisa?

    Uncategorized

    Por

    De acordo com a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, o acidente vascular cerebral (AVC) é definido como um déficit neurológico súbito causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Muitas pessoas usam o termo “derrame” quando o paciente sofre este episódio.    

    Como se desenvolve o AVC


    “O AVC – acidente vascular cerebral (ou AVE; acidente vascular encefálico) – é conhecido popularmente como ‘derrame’ ou ‘trombose’. Este episódio pode ser classificado em dois tipos: AVC isquêmico, quando a
    artéria do cérebro se obstrui e ocasiona, consequentemente, uma isquemia (falta de sangue em determinada região); ou AVC hemorrágico, que é quando a artéria cerebral se rompe e causa um sangramento, uma hemorragia dentro do cérebro”, informa o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho. 

    Segundo o especialista, o termo “trombose” estaria mais associado, na linguagem popular, ao AVC isquêmico, porque a obstrução da artéria ocorre em função da presença de um trombo. Já o termo “derrame” estaria mais associado ao AVC hemorrágico, porque o sangue “se derrama” dentro do cérebro.

    No caso do AVC isquêmico, níveis elevados de pressão associados a outros fatores de risco (diabetes, colesterol elevado e tabagismo) levam à inflamação das artérias cerebrais, levando a formação de placas de colesterol ou espessamento da camada interna, até que obstrui completamente o vaso. No AVC Hemorrágico, esse mesmo processo inflamatório deixa a parede do vaso cerebral fragilizada de tal forma que ela, literalmente, se rompe, gerando o hematoma”, explica o cardiologista.

    Prevenção e tratamento contra hipertensão e derrame


    Como a elevação da pressão está diretamente ligada à ocorrência do AVC, é essencial buscar
    formas de prevenir e tratar a hipertensão para, assim, diminuir também as chances de “derrame”. Portanto, deve-se apostar em uma alimentação saudável – nutritiva e pouco gordurosa e calórica – prática regular de atividades físicas, especialmente aeróbicas (corrida, ciclismo, natação, caminhada) e evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso. O tratamento medicamentoso contra hipertensão também é fundamental.     

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares: http://www.sbdcv.org.br/publica_avc.asp

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes