search
    Título

    AVC: Saiba como se prevenir dessa complicação da hipertensão

    Uncategorized

    Por

    Um acidente vascular cerebral, conhecido pela sigla AVC, é resultado do entupimento ou do rompimento de uma das artérias que levam sangue ao cérebro, segundo o Ministério da Saúde. Uma das principais causas do problema é a falta de um tratamento adequado para a hipertensão, mantendo a pressão alta descontrolada. Veja como é possível se prevenir dessa complicação. 

    Alimentação saudável ajuda a evitar um AVC


    De acordo com a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto, ter hábitos saudáveis é uma das principais maneiras de prevenir um AVC. E isso começa pela alimentação. A especialista recomenda “ter uma
    alimentação natural, rica em frutas, verduras e legumes frescos, comer saladas cruas, castanhas e nozes, além de pouco consumo de carne e de alimentos industrializados”. 
    A prática de atividades físicas também é importante na prevenção do AVC. Fazer exercícios regularmente, como caminhada, corrida, bicicleta e natação, ajuda a controlar a pressão arterial, diminuindo consideravelmente o risco de ter um acidente vascular cerebral. O ideal, segundo a médica, é praticar três vezes por semana pelo menos. 

    Controlar a pressão arterial importante para a prevenção

    Não fumar, não consumir bebidas alcoólicas e nem outros tipos de drogas e controlar o peso do corpo são outras medidas fundamentais para evitar um AVC. A cardiologista cita ainda o controle de doenças que atuam como fatores de risco, o que inclui o diabetes, o colesterol alto e a hipertensão. Lembre-se de se consultar periodicamente com um especialista na área e de medir a pressão arterial com frequência, seja em casa ou em uma farmácia. 
    Vale destacar que, além dos fatores de risco que podem ser evitados, como os já citados, existe também aqueles fatores não evitáveis. “Algumas pessoas têm aneurismas cerebrais congênitos (de nascença) e, por isso, são mais suscetíveis a um AVC”, informa Dra. Ana Catarina. Esses pacientes devem dedicar ainda mais atenção às medidas indicadas para a prevenção. 

    Dados do Ministério da Saúde:
    http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/acidente-vascular-cerebral-avc#oque
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes