Alimentos considerados cardio-protetores são aqueles que ajudam o organismo a evitar problemas cardiovasculares, como a hipertensão. Portanto, podem contribuir para reduzir a pressão arterial, diminuir o colesterol ruim (LDL), aumentar o bom (HDL), controlar o peso, reduzir triglicérides, dentre outros.
Alimentos que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares
“Azeite de oliva e a gordura do abacate, são excelentes para saúde do coração. Eles ajudam a controlar a concentração de colesterol sanguíneo. Feijões, chocolates com cacau a 70 % para cima (até 20g por dia), aveia, chá verde e brócolis são outros alimentos cardio-protetores que devem fazer parte do nosso cardápio”, informa a nutricionista Ana Paula Moura.
Alguns desses alimentos possuem até mesmo mais de uma função para proteger a saúde cardíaca, então a combinação deles nas refeições diárias é muito benéfica. “Frutas vermelhas e arroxeadas (açaí, jabuticaba, morango, mirtilo, amora, framboesa) e o vinho, todos ricos em resveratrol e antocianina, regulam a pressão arterial e diminuem o risco de formação de placas de gordura”, afirma Ana Paula.
Ômega 3, vitaminas e minerais ajudam a proteger o coração
Fontes alimentares ricas em ômega 3 também são aliadas importantes dos cardiologistas, já que apresentam diversos benefícios ao sistema cardiovascular. O nutriente auxilia no controle da pressão arterial, combate o envelhecimento das artérias, diminui os triglicérides,dentre outras funções importantes para a saúde. Dos alimentos que contém ômega 3, destacam-se os peixes (sardinha, salmão, atum), além de sementes, como linhaça, nozes e chia.
É indicado ainda o consumo de legumes, frutas e verduras em geral, pois estes possuem vitaminas e minerais fundamentais para diversas funções do organismo, incluindo o sistema cardiovascular. Caso essas fontes não consigam ser obtidas adequadamente na alimentação, o uso de suplementos com os nutrientes essenciais surge como opção.
Foto: Shutterstock