search
    Título

    Existem medidas simples que podem reduzir o colesterol ruim na alimentação do dia a dia?

    Uncategorized

    Por

    O colesterol é uma gordura importante para o corpo, fabricada naturalmente pelo fígado e ingerida também por meio da alimentação. Existem dois tipos principais: o HDL, chamado de colesterol “bom, e o LDL, conhecido como colesterol “ruim”. O verdadeiro problema em torno do colesterol é o desequilíbrio entre as taxas dos dois tipos, que traz perigos para a saúde.

     

    Consumo adequado de gorduras pode reduzir colesterol ruim

     


    Medidas simples podem ajudar a
    reduzir o colesterol ruim no dia a dia. É o caso de mudanças na alimentação, como cita a nutricionista Leticia Callado: “Devemos consumir uma quantidade equilibrada de gorduras do bem, encontradas no abacate, salmão, sardinha, atum e nas oleaginosas como nozes, amendoim, castanha de caju, castanha-do-brasil e avelã”, explica.
    Por outro lado, a especialista recomenda a redução do consumo de alguns alimentos contraindicados para quem se encontra com níveis altos de colesterol ruim. “Frituras em geral, leite integral, queijos do tipo muçarela, prato e provolone, bolachas recheadas, chocolates ao leite e alimentos a base de creme de leite” são alguns exemplos citados pela nutricionista.

     

    Fitoesterois ajudam a manter a saúde do coração

     

    Algumas gorduras vegetais, como os fitoesterois, podem ajudar a reduzir os índices de colesterol ruim no sangue. No entanto, as quantidades obtidas na alimentação dificilmente são o suficiente para gerar resultados expressivos. Por isso, é importante conversar com seu médico, para que ele avalie a possibilidade de suplementação deste nutriente.
    Outras medidas podem ajudar a manter a dieta equilibrada, como, por exemplo, a redução da quantidade de açúcar e carboidratos em geral na alimentação, encontrados em alimentos como arroz branco, pão francês, doces e tortas, por exemplo.

     

     

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes