search
    Título

    Peixe x frango: Qual dessas duas carnes é mais benéfica para quem tem hipertensão?

    Uncategorized

    Por

    É recomendado a todas as pessoas a adoção de rotinas dietas balanceadas, visando uma melhor qualidade de vida. Porém, aqueles que sofrem de doenças como a hipertensão necessitam ser regrados quanto a uma alimentação saudável, caso não queiram sofrer sérios riscos. Dentre as carnes que podem estar no cardápio deste grupo específico, peixe e frango são as mais indicadas.      

    Preparo de peixe e frango deve ser realizado sem a pele


    Mas entre estas duas “carnes magras”, será que alguma é melhor do que a outra para a saúde dos hipertensos? De acordo com a nutricionista Adriana Ávila, ambas possuem o mesmo efeito. “As duas carnes são benéficas não apenas para quem tem hipertensão, como para qualquer indivíduo. É importante eliminar a pele do frango antes do preparo, o que seria o ideal. O peito é a parte que tem a carne mais magra (branca), então deve ganhar prioridade.”

    Quanto ao peixe, Adriana também sugere que seja preparado sem pele, embora não com a mesma veemência do frango, já que a gordura da pele do peixe é considerada boa. “A pele do peixe contém gordura, embora uma boa gordura, mas se ele for consumido assim acaba ficando com mais calorias do que se preparado sem a pele”, explica.

    Frangos e peixes podem ser assados, ensopados, cozidos, desfiados e grelhados

    “Peixes com ômega 3 se destacam dos demais, pois contém esse tipo de gordura que também ajuda no controle da pressão arterial. Alguns exemplos são: sardinha, namorado, truta, linguado, pescada amarela, entre outros”, explica a nutricionista. Ela atenta ainda para os peixes enlatados, que contém mais sódio, o que não é indicado para os hipertensos.
    Tanto o frango quanto o peixe podem ser assados, ensopados, cozidos e desfiados, não precisando ser apenas grelhados, “sempre com óleo vegetal de soja, milho, girassol ou canola e com o mínimo possível de sal”, salienta. A profissional também aponta o lombo de porco, “que é a parte mais magra do animal”, o coelho, “parecido com o frango e o peru”, e a carne de jacaré, “um misto de frango com peixe que acaba sendo magra também”, como opções para o prato dos hipertensos.   

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes