AchèAchè
search
Título

O estresse pode contribuir para o desenvolvimento da hipertensão?

Hipertensão

Por

19 de outubro de 2023

A hipertensão pode se desenvolver pela influência de diversos fatores, o que inclui o estresse. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, situações estressantes, como excesso de trabalho, angústia, preocupações e ansiedade, podem ser responsáveis pela elevação da pressão arterial.

Relação entre estresse e hipertensão


“O estresse pode, de fato, contribuir para que se estabeleça uma quadro de hipertensão. Em um período de estresse, o metabolismo do corpo humano altera-se em vários aspectos. Dentre eles, há aumento dos níveis de hormônios, como o cortisol secretado pelas glândulas supra-renais, e vasopressores, como a noradrenalina. Esses fatores contribuem para a elevação da pressão arterial sistêmica”, informa o cardiologista Gabriel Dotta.

No momento atual, em que o mundo todo ainda sofre com a pandemia do novo coronavírus, as pessoas tendem a ficar mais instáveis emocionalmente e psicologicamente, o que facilita a ocorrência de episódios de estresse, ansiedade e angústia. Isso pode tanto contribuir para que mais casos de hipertensão se desenvolvam, quanto para que quadros já estabelecidos da doença piorem.

Principais medidas de prevenção e tratamento


Evitar o estresse é, portanto,
medida fundamental para prevenção e controle dos sintomas hipertensivos, porém colocar isso em prática não é tão fácil quanto parece na teoria.Uma maneira de facilitar tal tarefa é buscar levar uma vida mais saudável, de modo geral, o que já engloba outras medidas importantes do tratamento em questão. Prática regular de atividade física e alimentação balanceada, rica em nutrientes e pobre em sal, gordura e fritura são ótimos exemplos.
Além disso, vale a pena adequar os horários para ter sempre um sono restaurador, não fumar, evitar ingestão de bebidas alcoólicas, se hidratar bastante todos os dias e realizar constantemente atividades prazerosas, de lazer, tanto sozinho quanto com pessoas queridas. O uso de medicamentos também é crucial para o sucesso do tratamento do paciente hipertenso. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão:
https://www.sbh.org.br/arquivos/perguntas-frequentes/quais-sao-as-causas/

 

Foto: Getty Images

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são as principais mudanças físicas que o corpo enfrenta quando alcança a meia idade?

O processo natural de envelhecimento começa já no nascimento, mas, evidentemente, seus efeitos são mais pronunciados na vida adulta, depois do corpo passar pela fase de desenvolvimento na infância e juventude, assim como uma relativa estabilidade no começo da vida adulta. Ao atingir a meia idade, por volta dos 40/50 anos, é normal que os indivíduos […]

Artigos
Crise hipertensiva: o que fazer durante um episódio da doença?

As crises hipertensivas atingem pessoas que já possuem o diagnóstico de hipertensão ou aquelas que têm, mas não sabem e, portanto, não fazem uso de qualquer medicamento para controlar a pressão. As crises são classificadas em dois tipos: Urgência hipertensiva, que se caracteriza pela elevação pressórica sem dano agudo de órgãos-alvo, ou seja, sem risco […]

Artigos
Hipertensão: quais alimentos podem ser considerados cardio-protetores?

Alimentos considerados cardio-protetores são aqueles que ajudam o organismo a evitar problemas cardiovasculares, como a hipertensão. Portanto, podem contribuir para reduzir a pressão arterial, diminuir o colesterol ruim (LDL), aumentar o bom (HDL), controlar o peso, reduzir triglicérides, dentre outros.     Alimentos que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares   “Azeite de oliva e a […]

Converse com um dos nossos atendentes