AchèAchè
search
Título

Hipertensão: É possível controlar o estresse? Como?

Hipertensão

Por

19 de outubro de 2023

A hipertensão é uma doença crônica que atinge cerca de 24% da população brasileira, segundo uma pesquisa coordenada pelo Ministério da Saúde em 2017. Controlar a doença adequadamente é muito importante para evitar complicações, como infartos e AVC, mas para que a pressão arterial se estabilize, é fundamental controlar também os fatores que a influenciam, como é o caso do estresse.

Descubra como controlar o estresse


Para o cardiologista Marcus Gaz, é perfeitamente possível
controlar o estresse ou, pelo menos, minimizar seus efeitos. “O controle passa por uma modificação do estilo de vida e dos hábitos. O paciente deve fazer atividades físicas, que diminuem o nível de estresse, deve ter uma boa alimentação, com baixos níveis de gordura e açúcar, e não pode abusar de álcool e cigarro”, recomenda o especialista, que aconselha também a sair e se divertir e ter hobbies.
No entanto, há o caso de pessoas hipertensas que precisam procurar ajuda profissional para lidar com o estresse, seja por meio de psicoterapia, de medicações ou de ambas. Nesse caso, o ideal é procurar um psiquiatra ou um médico clínico para verificar o motivo por trás do estresse, que pode ser alguma doença psiquiátrica ou distúrbio da tireoide.

Entenda como o estresse influencia a hipertensão


Segundo o cardiologista, o
estresse crônico é uma ameaça ao paciente hipertenso. “O estresse crônico leva a alterações metabólicas que impactam diretamente na pressão arterial, como maiores níveis de cortisol e adrenalina circulando no sangue. A pressão de pacientes estressados tende a ser maior”, explica o médico.
Já o estresse agudo, que surge em um momento de frustração, nervosismo, raiva ou desapontamento, provoca apenas efeitos pontuais. “Há, geralmente, um pico de pressão, mas logo depois ela cai para níveis próximos à normalidade. Isso é muito rotineiro e não chega a afetar tanto o controle da pressão. O mais preocupante é o estresse crônico”, afirma o profissional.

 

Dados do Ministério da Saúde: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/hipertensao
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são as principais mudanças físicas que o corpo enfrenta quando alcança a meia idade?

O processo natural de envelhecimento começa já no nascimento, mas, evidentemente, seus efeitos são mais pronunciados na vida adulta, depois do corpo passar pela fase de desenvolvimento na infância e juventude, assim como uma relativa estabilidade no começo da vida adulta. Ao atingir a meia idade, por volta dos 40/50 anos, é normal que os indivíduos […]

Artigos
Crise hipertensiva: o que fazer durante um episódio da doença?

As crises hipertensivas atingem pessoas que já possuem o diagnóstico de hipertensão ou aquelas que têm, mas não sabem e, portanto, não fazem uso de qualquer medicamento para controlar a pressão. As crises são classificadas em dois tipos: Urgência hipertensiva, que se caracteriza pela elevação pressórica sem dano agudo de órgãos-alvo, ou seja, sem risco […]

Artigos
Hipertensão: quais alimentos podem ser considerados cardio-protetores?

Alimentos considerados cardio-protetores são aqueles que ajudam o organismo a evitar problemas cardiovasculares, como a hipertensão. Portanto, podem contribuir para reduzir a pressão arterial, diminuir o colesterol ruim (LDL), aumentar o bom (HDL), controlar o peso, reduzir triglicérides, dentre outros.     Alimentos que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares   “Azeite de oliva e a […]

Converse com um dos nossos atendentes