search
    Título

    Qual a importância do check-up do coração?

    Coração
    Meu Corpo

    Por

    É indicado de maneira geral que os homens devem iniciar as consultas médicas e os exames de rotina voltados para a saúde do coração a partir dos 35 anos de idade, enquanto que as mulheres devem iniciar este cuidado a partir dos 45 anos. Entretanto, na presença de fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como histórico familiar, obesidade, tabagismo e Diabetes Mellitus, por exemplo, o acompanhamento da saúde do coração deve começar mais cedo, a partir dos 20 anos de idade para ambos os sexos.

    Dentre todos os exames realizados para acompanhar a saúde do coração, a verificação anual da pressão arterial é o único que deve começar ainda mais cedo, aos 18 anos de idade para ambos os sexos, mesmo que não haja fatores de risco associados. Vale lembrar que a verificação anual da pressão arterial pode ser realizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), não havendo necessidade de agendar uma consulta médica apenas para esta finalidade.

    Já a periodicidade das consultas médicas e dos demais exames de rotina voltados para a saúde do coração é variável, pois depende das condições clínicas de cada indivíduo e dos fatores de risco que cada um apresenta.

    Para que o médico responsável pelo acompanhamento da saúde do coração possa determinar a periodicidade das consultas e dos exames de rotina, o mesmo necessita primeiramente avaliar o histórico familiar e pessoal do paciente, os hábitos de vida que pratica, as doenças que possui, os medicamentos que utiliza e os resultados dos exames já realizados. Somente após a análise de todos estes dados o médico poderá estabelecer um intervalo seguro para o acompanhamento.

    Vale ressaltar que pessoas com maior risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares, assim como pessoas que já possuem alguma doença cardiovascular instalada, normalmente necessitam de um acompanhamento mais próximo e com intervalos menores.

    Por fim, lembre-se que o melhor especialista para cuidar da saúde de seu coração, é o cardiologista.

    Referências:

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes