Existem diversos tipos de parasitoses intestinais, os quais são contraídos da mesma forma: ingestão de água e alimentos contaminados pelos cistos dos parasitas. O contato com a água de alagamentos também pode resultar na manifestação de uma parasitose intestinal, devido à alta carga de impurezas presentes.
Transmissão de parasitoses intestinais em situações de alagamentos
“É possível contrair parasitose intestinal pelo contato com a água de alagamentos, pois esta carrega muita sujeira e resíduos biológicos humanos e de diversos outros animais. Além disso, essa água está comumente contaminada por uma gama enorme de germes e protozoários”, explica a gastroenterologista Amanda Medeiros.
Segundo a especialista, a transmissão de parasitas intestinais ocorre mais facilmente de forma fecal-oral, ou seja, a pessoa se contamina ao ingerir a água contaminada por meio da má higiene das mãos ou do uso de objetos que foram contaminados, como copos, pratos e talheres.
“Há alguns parasitas, como o Ancylostoma duodenale, Necator americanus e Strongyloides stercoralis, cuja transmissão ocorre pela penetração de suas larvas na pele, geralmente pelos pés. O risco de contraí-los durante as enchentes e alagamentos aumenta, especialmente para as pessoas que estão sem calçados adequados”, informa a médica.
Prevenção e tratamento
Os hábitos de lavar bem as mãos em diversos momentos do dia e também lavar todos os objetos que entrarem em contato com água suja e lama, assim como de usar calçados fechados e impermeáveis e ingerir sempre água potável, são muito importantes para prevenir as parasitoses durante situações de alagamento. Em caso de suspeita de contaminação, deve-se procurar o quanto antes um médico para, se preciso, iniciar logo o tratamento medicamentoso.
Foto: Shutterstock