AchèAchè
search
Título

Parasitoses intestinais são contagiosas? Como evitar?

Saúde Gastrointestinal

Por

19 de outubro de 2023

As parasitoses intestinais não são transmitidas de pessoa para pessoa, o que significa que não há contágio direto. Logo, um indivíduo infectado por um parasita não é considerado potencialmente perigoso para outras pessoas, já que as parasitoses intestinais são transmitidas por alimentos, bebidas e água contaminados pelos agentes infecciosos.  

 

Transmissão das parasitoses intestinais entre pessoas apenas de forma indireta

 

“As parasitoses intestinais podem ser transmitidas através de bebidas e alimentos contaminados por larvas infectantes. Sendo assim, a principal forma de evitar esse tipo de infecção é por meio do manuseio adequado dos alimentos, da ingestão de água filtrada e da lavagem das mãos, principalmente antes do contato com alimentos e após utilizar o banheiro”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.
Contudo, pode haver uma transmissão indireta de um parasita intestinal de uma pessoa para outra. Em locais com estrutura e saneamento básico precários, por exemplo, as fezes contaminadas de um indivíduo infectado podem parar na água de um rio. Ao ser ingerida por outra pessoa, essa água levará os cistos ou ovos dos parasitas para dentro de um novo organismo.

 

Tratamento exige uso de medicamentos e cuidados com a higiene

 

Quando o indivíduo é infectado por algum tipo de parasita que acomete o intestino, o que se deve fazer imediatamente após o diagnóstico é iniciar o tratamento, que se baseia no uso de medicações. “Uma vez que ocorre infecção por parasitas intestinais, indica-se como tratamento medicamentos (antiparasitários polivalentes) a serem utilizados por um determinado período de tempo”, afirma o médico.
Além do tratamento medicamentoso, também são indicados cuidados ligados à higiene de forma geral, que são os mesmos recomendados como prevenção para esse tipo de doença: lavar sempre a mão e os alimentos e ter atenção com as águas de rios e mares que podem estar contaminadas, assim como o solo, principalmente, em regiões mais carentes.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Festas de fim de ano: o que muda na rotina de quem tem intolerância à lactose?

Indivíduos que sofrem com intolerância à lactose precisam ter atenção redobrada no período das festas de fim de ano, marcado por mesas fartas, repletas de alimentos contendo leite e derivados. Isso porque, dependendo do nível de intolerância, uma simples “beliscada” na comida indevida pode resultar em sintomas bem incômodos e, consequentemente, uma experiência desagradável nas festividades. Suplemento […]

Artigos
Como funciona o processo de digestão da lactose?

A digestão é um processo complexo que começa já na mastigação dos alimentos e envolve vários órgãos. Em linhas gerais, o objetivo é quebrar os alimentos em componentes cada vez menores, facilitando a absorção pelo organismo que usa os nutrientes para se manter. Para algumas pessoas, no entanto, alguns alimentos podem se tornar um inconveniente […]

Artigos
Versões sem lactose de produtos derivados do leite são seguros para quem tem intolerância?

Pessoas com intolerância à lactose precisam adotar alguns cuidados no dia a dia para evitar os sintomas incômodos provocados quando se ingere alimentos contendo leite e derivados. Um desses cuidados é apostar em produtos sem lactose, ou seja, que têm na composição leite ou derivados, mas não a lactose. Este açúcar do leite é o elemento fundamental […]

Converse com um dos nossos atendentes