Muitas pessoas sentem dor nas articulações, principalmente nos joelhos, quando o frio chega e isso não é apenas coincidência ou uma associação errada. Existe mais de uma explicação para o frio provocar incômodo nas articulações. Uma delas está ligada à vasoconstrição, que é a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos.
“Sim, é comum sentir incômodo nos joelhos no frio. A vasoconstrição ajuda a explicar isso. É um fenômeno que ocorre para manter a temperatura corporal no frio. A vasoconstrição diminui a chegada de sangue nas extremidades, deixando-as mais suscetível à dor. Com o aumento do trabalho muscular, a fadiga dos mesmos pode intensificar ainda mais a dor”, informa o ortopedista Lúcio Nakada.
Pacientes com osteoartrite sofrem ainda mais com frio
A maior contração dos músculos que ocorre no frio para manter a temperatura corporal e o aumento da taxa metabólica também podem causar mais dores quando a temperatura cai. “Vale ressaltar que os joelhos não são os únicos atingidos. As articulações do corpo mais distantes, em geral, o que também inclui mãos e pés, são as mais atingidas”, ressalta Nakada.
Além disso, o frio também compromete o líquido que lubrifica as articulações (líquido sinovial), deixando-o mais espesso. Isso dificulta a movimentação, já que o deslizar das articulações fica prejudicado. Todos esses fatores já são suficientes para afetar pessoas normais e, portanto, influenciam ainda mais os sintomas dos pacientes com alguma doença articular, como a osteoartrite.
Atividade física pode ajudar a evitar dores articulares no frio
Para tentar evitar o aparecimento ou intensificação das dores articulares nos períodos de frio, recomenda-se adotar um programa de atividades físicas, pois isso ajuda a melhorar a irrigação sanguínea, o controle muscular e a flexibilidade. Já quem quiser amenizar as dores sentidas no frio, pode apostar na aplicação de bolsa de água quente no local acometido.
Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965
Foto: Shutterstock