search
Título

O que fazer para amenizar as dores da osteoartrite durante o inverno?

Doenças dos Ossos

Por

Principal sintoma da osteoartrite, a dor nas articulações tende a piorar durante o inverno devido ao frio. Portanto, em épocas de temperaturas mais baixas, é interessante que os pacientes lancem mão de algumas medidas extras, que nem sempre são utilizadas no tratamento normal, no intuito de aliviar o incômodo intensificado.  

Frio torna músculos mais contraídos


“Recomenda-se que os pacientes com osteoartrite usem no inverno compressas mornas e realizem alongamento e atividades de baixo impacto e pouco esforço. Essas medidas ajudam a manter as articulações lubrificadas e podem amenizar consideravelmente os sintomas”, orienta o ortopedista Mauricio Raffaelli.

Uma das explicações para o aumento da dor da osteoartrite no inverno é o fato dos músculos ficarem mais contraídos quando a temperatura cai. Além disso, o frio torna as pessoas mais sensíveis e as desestimula a realizarem atividades físicas. Vale destacar que essa prática é importante para o controle dos sintomas da doença.

Tratamento da osteoartrite envolve remédios


Por mais que os cuidados citados sejam importantes para amenizar as dores da osteoartrite durante o inverno, é preciso também que os pacientes mantenham-se firmes com o tratamento com remédios.
Sem isso não será possível controlar a dor, os demais sintomas do quadro e nem a degeneração da cartilagem em curso.

O tratamento da osteoartrite exige uso de medicamento específico com capacidade de proteger e regenerar a cartilagem, além de anti-inflamatório. Também envolve a perda de peso, pois toda carga a mais prejudica ossos, articulações e cartilagem, tornando o quadro ainda mais difícil. “Aumento de peso ou sobrecarga na articulação acometida e intensificação extrema de exercícios podem piorar os sintomas e fazer progredir a doença”, acrescenta Mauricio.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes