Está com dores nas articulações das mãos, dos joelhos, do fêmur ou da coluna? Preste atenção, pois estas são as regiões mais atingidas pela artrose. Também chamada de osteoartrite, é a doença reumática mais comum, com 80% a 90% das pessoas apresentando sinais a partir dos 40 anos.
Regiões mais sensíveis à artrose
Na coluna, as cartilagens e os ossos comprometidos pela doença podem reduzir a mobilidade do corpo no dia a dia. Na região coxofemoral, as dores e a vermelhidão são mais sentidas na virilha, mas irradiam também para as nádegas e também para os joelhos.
No entanto, as dores não são os únicos sintomas causados pela artrose, como explica o ortopedista e reumatologista Lucio Nakada: “A artrose pode provocar a deformidade das articulações, engrossando e deformando. Ela afeta todas as articulações do corpo, mas as mais visíveis são as dos joelhos, mãos e pés.”
Como amenizar as dores
Para aliviar a dor, os pacientes podem utilizar compressas de águas frias ou quentes. “Eu prefiro o tratamento com gelo porque a analgesia é melhor. Mas nos idosos, devido ao desconforto do frio, é possível usar o calor para alívio dos sintomas”, explica Nakada. Desde que recomendados por um médico, analgésicos e anti-inflamatórios podem ser eficientes, por curto período. Além disso, estudos recentes demonstram que o uso de glicosamina e condroitina, de forma contínua, melhoram as dores e retardam a evolução da doença.
O ortopedista e reumatologista afirma que a prática recorrente de atividades físicas, como musculação e exercícios aeróbicos, não pegar peso e usar calçados apropriados para caminhadas são atitudes úteis, assim como o uso de órteses, como uma bengala como suporte.
Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965