AchèAchè
search
Título

Diarreia: quais são as bebidas que podem atrapalhar o tratamento em crianças?

Saúde Gastrointestinal
Sintomas

Por Ana Paula Moura

19 de outubro de 2023

Muitas pessoas relatam que sentem vontade de ir ao banheiro para fazer o famoso “número dois” após consumir algum tipo de bebida durante as refeições do dia a dia. No caso de crianças, isso se torna ainda mais chamativo para os pais quando existe a queixa e/ou a percepção de diarreia na ida ao banheiro. Existem bebidas que provocam ou atrapalham este quadro?

Leite e derivados não são recomendados durante tratamento da diarreia infantil

Algumas bebidas não colaboram com o tratamento da diarreia. Exemplos disso são bebidas açucaradas em geral e leite e seus derivados. Alimentos gordurosos, fibrosos ou muito condimentados e vegetais crus também não são recomendados.

Se a criança já está com diarreia, a melhor coisa a se fazer é trabalhar a reposição de líquido no organismo. A perda de eletrólitos leva à desidratação, que pode ser grave, principalmente em pequenos e em idosos. “Beber bastante água, água de coco, sucos naturais e soro caseiro ajuda a manter o volume de água do corpo, evitando o distúrbio hidroeletrolítico e prevenindo um quadro perigoso”, recomenda a nutricionista Ana Paula Moura.

O tratamento também envolve, em muitos casos, a suplementação de zinco, um mineral fundamental para o bom funcionamento do organismo.

E o café? Provoca diarreia nos adultos?


No caso dos adultos, que muitas vezes são consumidores de café, a bebida tradicional na mesa dos brasileiros carrega uma fama de provocadora da diarreia. Mas isso não acontece com todas as pessoas, a ingestão será prejudicial apenas em indivíduos com predisposição para o problema.  “Há pessoas sem qualquer diagnóstico de doenças intestinais que relatam diarreia no uso do café. Esta individualidade deve ser levada em consideração na hora do tratamento”, afirma Ana Paula.
A especialista aponta que alguns estudos mostram que a acidez do café provoca um estímulo no trato gastrointestinal, podendo levar à diarreia, o que explica um pouco melhor essa relação. Ainda segundo ela, pacientes com síndrome do intestino irritável também podem ficar suscetíveis a apresentar modificação nas fezes com o consumo exagerado de café.

Ana Paula Moura é nutricionista e fitoterapeuta e atende no Rio de Janeiro. CRN 95100221 – Mais informações: Site oficial / Doctoralia / Facebook
Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
alimentação
café
diarreia
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Qual o papel do zinco na recuperação de uma diarreia?

O zinco é um componente importante na recuperação de diarreia, especialmente a aguda, que acomete mais as crianças. Ele ajuda a reduzir a frequência e a duração dos episódios de evacuações, regula a perda de água nas fezes e contribui na manutenção da integridade da mucosa do intestino, dificultando a entrada de microrganismos. “A suplementação […]

Artigos
Quanto tempo costuma durar um surto de diarreia?

Os casos de diarreia apresentam, em geral, duração curta e são autolimitados. “Este período costuma variar entre cinco e sete dias”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. Contudo, há quadros de diarreia mais prolongados, que exigem uma investigação mais profunda.   Perigos e causas dos tipos de diarreia   Segundo o médico, o tempo não […]

Artigos
O excesso de gases pode ser um sintoma da intolerância à lactose?

A produção excessiva de gases pode se tornar algo bastante incômodo e, dependendo da situação, pode até mesmo ser constrangedor. Os gases são produzidos normalmente pelo organismo, mas em quantidades exageradas são capazes de se transformar em um problema para saúde, indicando erros na alimentação e intolerâncias, como à lactose. Intolerância à lactose provoca dor, diarreia […]

Converse com um dos nossos atendentes