Como você tem cuidado da sua saúde ocular? Muita gente deixa de ir ao oftalmologista por negligência ou simplesmente porque pensa que não tem a menor necessidade de visitar este especialista. Mas a realidade é que uma consulta ao médico especialista que cuida da saúde dos olhos deveria ser tão importante quanto ir a um clínico geral regularmente para fazer um check-up, por exemplo.
Certificar com um profissional que você tem a visão saudável está entre as principais dicas para manter os cuidados com os olhos em dia. Sem falar que visitar este especialista a cada seis meses garante que você consiga prevenir doenças oculares, além de facilitar o diagnóstico precoce de problemas na visão, como a catarata, o glaucoma e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), melhorando as chances de sucesso no tratamento.
Em conscientização ao Dia da Saúde Ocular, celebrado em 10 de julho, a equipe do Cuidados Pela Vida entrevistou o oftalmologista Caetano Bellote Filho, que indicou 6 cuidados que devemos ter com a visão. Acompanhe!
-
Cuidados com a alimentação
Comer bem proporciona diversos benefícios ao organismo, incluindo a saúde ocular, sabia? Uma dieta equilibrada, baseada em boas opções de proteínas, legumes, verduras e frutas, é a chave para uma visão saudável ao longo da vida. A alimentação ajuda a prevenir uma série de doenças oculares provocadas pelo diabetes, como é o caso da retinopatia diabética. De acordo com o Ministério da Saúde, o problema atinge a retina de pacientes diabéticos e se manifesta por meio da diminuição da visão de forma progressiva ou súbita quando o nível de glicose fica elevado por um longo período.
Outro ponto positivo dos cuidados com a alimentação para a saúde visual é que, juntamente com a mudança de outros hábitos de vida, como parar de fumar e evitar a exposição excessiva ao sol, também é possível evitar a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), uma das principais causas de cegueira em pessoas com mais de 50 anos.
-
Consultas regulares ao oftalmologista
Ir ao oftalmologista é um dos principais cuidados que devemos ter com a visão e é um hábito que deve ser estimulado pelos pais ainda na infância. “A avaliação periódica desde pequeno é fundamental para a saúde dos olhos. Não se deve deixar a criança passar dos três anos sem ter o primeiro contato com o oftalmologista, tendo queixa ou não”, afirmou Dr. Caetano. Para manter os cuidados com a visão em dia, é necessário ir ao consultório uma vez ao ano para exames de rotina, como a tonometria (medida de pressão intraocular), capazes de detectar o glaucoma e outros problemas na visão.
-
Cuidados com o tempo seco
Nas estações mais secas, como outono e inverno, é necessário reforçar os cuidados com a visão. A baixa umidade do ar pode causar ardência e vermelhidão nos olhos devido à evaporação da lubrificação ocular natural: as lágrimas. Para acabar com esses incômodos, você precisa evitar ao máximo ambientes com ventilador e ar-condicionado, além de usar um colírio para manter os olhos bem lubrificados. Antes de comprar qualquer medicamento, consulte um oftalmologista para pegar a recomendação do produto mais seguro para este caso, se houver necessidade.
-
Óculos escuros para proteção contra os raios UV
Óculos escuros são muito mais que um simples acessório. De acordo com o oftalmologista, esse item é um grande aliado da saúde ocular. “Ele filtra algumas radiações, a própria luz visível fica atenuada e os raios ultravioleta, que são responsáveis pela formação da catarata, pterígio e também de lesões na retina ao longo dos anos”, ressaltou o médico.
Para que ele atue nos cuidados com os olhos, é fundamental que os óculos escuros tenham proteção UV e o paciente use sempre que necessário. “Não precisa usar 24 horas por dia, mas precisa colocar em ambientes com muita luminosidade. Nos horários do nascer e do pôr do sol, se torna ainda mais importante, pois a luz vem de encontro aos olhos de maneira perpendicular, atingindo ainda mais a visão”, alertou Dr. Caetano.
-
Dê uma pausa no uso do celular e do computador
O uso excessivo de telas, como celular, computador e televisão, faz muito mal para a saúde ocular. Dr. Caetano explica as consequências disso: “Existem estudos mostrando que esse hábito, cada vez mais frequente, pode estar relacionado ao aumento da incidência de miopia, por exemplo. Não sabemos até que ponto é a luminosidade da tela ou se por usar a tela tão de perto e por tanto tempo, principalmente para crianças”.
Quanto mais nova a criança, menos tempo devemos deixá-las em frente às telas. “Sem falar que o excesso de celular e televisão pode deixar os pequenos mais sedentários e o exercício físico ao livre é muito importante para a saúde dos olhos e dos demais órgãos”, garantiu o especialista.
-
Evite coçar os olhos
Coçar os olhos pode parecer um hábito inofensivo, mas a verdade é que esse gesto pode trazer uma porção de prejuízos à saúde ocular. De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde, esfregar o olho aumenta as chances de deslocar a retina ou de desenvolver ceratocone, doença ocular que causa alterações na córnea, deixando a visão distorcida.
Se você é alérgico, passa muito tempo em frente ao computador ou frequenta ambientes com ar-condicionado, vale consultar um oftalmologista para a indicação de um colírio ou outras medidas capazes de ajudar a aliviar a coceira.