Apesar das variações dos níveis normais de glicemia, o valor determinado como normal, em jejum, fica em torno de 70 a 99mg/dl. O valor de 100 mg/dL já classifica o paciente com glicemia de jejum alterada, isto é, pré-diabetes. “Atingindo 126mg/dL, estabelece-se o diagnóstico de diabetes”, informa a endocrinologista Mariana Guerra.
Níveis ideais de glicose
Segundo a especialista, se uma pessoa fizer uma glicemia ao acaso, sem relação com o tempo da última refeição, e apresentar um valor maior ou igual a 200 mg/dL, tendo queixas de sintomas considerados clássicos para a doença (muita sede, fome excessiva, emagrecimento), também receberá o diagnóstico de diabetes.
“O paciente também pode ser avaliado duas horas após ser feita uma sobrecarga com 75g de uma solução de dextrosol, sendo que uma pessoa considerada normal tem o valor até 139 mg/dL. A partir de 200 mg/dL, diagnosticamos diabetes Mellitus. O valor encontrado neste intervalo é denominado intolerante à glicose (pré-diabetes)”.
Os valores definidos como ideais para serem alcançados no tratamento da doença foram definidos por estudo com o objetivo de impedir ou, pelo menos, diminuir o risco do paciente desenvolver complicações secundárias ao diabetes, como retinopatia (lesão nos olhos), lesão nos rins e neuropatia (lesão nos nervos, mais comumente dos membros inferiores).
Como manter o nível de glicose controlado para evitar um quadro de diabetes?
Para manter o nível de glicose controlado e evitar ou tratar um quadro de diabetes, os pacientes devem se dedicar a ter um bom estilo de vida, com alimentação saudável e balanceada, além de realizar atividade física regular (pelo menos 150 minutos por semana). Além disso, o uso de medicamento específico é crucial para o tratamento de quem já possui a doença instalada.
Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019
Foto: Shutterstock