search
    Título

    Nunca é tarde para parar de fumar: quais os benefícios em trocar o cigarro por uma vida mais saudável?

    Cuidados e Bem-estar
    Longevidade

    Por Dra. Aline Ferreira Bandeira de Melo

    18 de junho de 2021

    O tabagismo é um dos principais fatores de risco para o envelhecimento precoce, tendo em vista que favorece a produção exacerbada de radicais livres, os quais comprometem as células e, consequentemente, todo o organismo. Portanto, parar de fumar é um dos principais passos para garantir uma vida mais saudável e com mais chances de longevidade.

    Quanto mais cedo larga-se o cigarro, maiores as chances de uma vida longa e saudável


    Largar o cigarro beneficia diversas áreas da saúde, tais como a pele e coração, bem como ajuda no controle de várias doenças,
    como hipertensão e varizes. Quanto mais cedo o tabagismo for cortado da rotina, maiores as chances de não sofrer com tais problemas e de ter uma vida saudável. Quem teve o hábito por muitos anos e conseguiu parar, ainda assim poderá ver benefícios em termos de saúde.
    Há inúmeros ganhos em parar de fumar, o que fica claro nos dados divulgados pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). Tais benefícios podem implicar, consequentemente, em maior qualidade de vida e longevidade, independentemente da idade que você tenha quando parar de fumar”, afirma a geriatra Aline Ferreira Bandeira de Melo.   

    Principais benefícios de cessar o tabagismo


    De acordo com os dados divulgados no portal da OPAS/OMS,
    cessar o tabagismo faz com que dentro de 20 minutos o ritmo cardíaco e a pressão arterial baixem. Além disso, o nível de monóxido de carbono no sangue cai para o normal em apenas 12h; a circulação sanguínea melhora e a função pulmonar aumenta após duas a 12 semanas; e tosse e falta de ar diminuem de um a nove meses após interromper o hábito de fumar.
    Ainda segundo a organização, deixar de fumar faz com que o risco de desenvolver uma doença coronariana caia pela metade (em relação a um fumante), em um ano; em cinco anos, o risco de ter um acidente vascular cerebral é reduzido ao de um não fumante – cinco a 15 anos após parar de fumar; as pessoas que param de fumar depois de sofrerem um ataque cardíaco reduzem em 50% as chances de ter outro ataque; dentre outras coisas.

    Dados da Organização Panamericana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS): https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5685:folha-informativa-parar-de-fumar-e-seus-beneficios-a-saude&Itemid=839

    Newsletter
    Tags
    cigarro
    parar de fumar
    tabagismo
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes