O hábito de fumar está associado a diversos problemas de saúde, sendo um deles o envelhecimento precoce da pele do rosto. A nicotina presente no cigarro atrapalha a ação do colágeno e da elastina, principais substâncias que garantem firmeza à pele.
“O envelhecimento facial pelo fumo ocorre com a ação da nicotina quando depositada nas camadas mais superficiais da pele. Ela gera prejuízo na circulação em pequenos e médios vasos”, informa o dermatologista Murilo Drummond. Com a diminuição do fluxo sanguíneo na pele do rosto, os nutrientes e o oxigênio chegam com menor frequência à região, o que explica efeitos negativos como a flacidez.
Efeitos do cigarro na pele e em todo o organismo
O efeito do cigarro na pele se reflete ainda ao redor dos olhos (olheiras profundas) e na coloração, que fica amarelo-acinzentada, um aspecto opaco. A pele flácida e envelhecida também destaca o formato dos ossos no rosto, deixando-os mais visíveis. “Também deve ser citada a precipitação das rugas acima dos lábios, que ocorrem pelo fato de haver constante contração da face no ato de fumar. Essas rugas são comumente chamadas de ‘códigos de barra’”, completa o dermatologista.
O tabagismo também estimula o aumento dos radicais livres, estruturas oxidantes que contribuem para o envelhecimento celular precoce e diversos outros problemas por todo o organismo. Por conta disso, é interessante, além de abandonar o cigarro, apostar no consumo de nutrientes antioxidantes, como a vitamina E.
Outras causas do envelhecimento facial
Além do cigarro, outros fatores também contribuem para o envelhecimento facial, tais como estresse, exposição solar sem filtro adequado, ambientes fechados e empoeirados e exercícios físicos exagerados. “Atuar nessas causas ajuda a controlar o envelhecimento. Ou seja, deve-se usar filtro solar; manter a higiene da pele adequada com loções de limpeza, tônicas e cremes indicados para cada tipo de pele; e levar uma vida saudável, em geral”, completa Drummond. Vale destacar que, na hora de buscar um creme com ação hidratante, é importante buscar opções com ativos como retinol, vitamina C, entre outros.
Foto: Shutterstock