AchèAchè
search
Título

Pele jovem: bronzeamento artificial contribui para o envelhecimento facial?

Uncategorized

19 de outubro de 2023

Apesar de muitas pessoas buscarem o bronzeamento artificial pelo desejo de “ostentarem” a tonalidade típica do verão, esse procedimento traz sérios riscos à saúde da pele. Além de contribuir e muito para o envelhecimento facial e corporal, o bronzeamento artificial pode causar doenças de pele, como o câncer.

 

Riscos do bronzeamento artificial para a saúde da pele

 

“As lâmpadas de bronzeamento artificial são fontes de radiação, assim como o sol, com liberação de raios ultravioleta A (UVA). O UVA é o principal responsável pelo envelhecimento da pele, levando à perda de elasticidade e colágeno, perda da hidratação da pele, manchas, e rugas precoces. Há também o risco de queimaduras solares e danos oculares”, explica a dermatologista Daniela Aidar.
O bronzeamento artificial aumenta o risco de desenvolvimento do melanoma, principalmente, que é o tipo mais agressivo de câncer de pele. A OMS (Organização Mundial da Saúde) já publicou que essa exposição aumenta em até 75% a chance de se ter melanoma. “A maioria das pessoas que se submete ao bronzeamento artificial está tão interessada em adquirir um bronzeado rapidamente, que acaba também não usando protetor solar, o que torna o dano ainda pior”, completa Daniela.

 

Alternativa mais segura para o bronzeamento artificial

 

Apesar desses riscos, é possível se bronzear artificialmente de maneira segura, já que existem alternativas que não envolvem exposição aos raios UVA. Segundo a especialista, a maneira mais segura de se conseguir um bronzeado sem prejudicar a saúde da pele é o uso de autobronzeadores, que são cremes à base de uma substância chamada dihidroxiacetona.
“Os autobronzeadores conseguem pigmentar a pele através de uma reação na camada córnea (mais externa) da nossa pele. A pigmentação que eles garantem não é por melanina, como a do sol; ela praticamente ‘tinge’ a pele. Existem tanto autobronzeadores de uso domiciliar (cremes), como locais que oferecem o bronzeamento a jato, em que o produto é aplicado com uma pistola. Este último também é considerado um procedimento seguro”, afirma a especialista.

 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes