AchèAchè
search
Título

Depressão profunda: como é o tratamento na fase mais crítica da doença?

Depressão
Sintomas

Por Dra. Érika Mendonça de Morais

19 de outubro de 2023

Atualmente, a depressão é um dos principais problemas de saúde no mundo e já atinge mais de 11 milhões de pessoas apenas no Brasil, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). No país, a doença representa 23% dos atendimentos ambulatoriais e hospitalares em saúde mental no SUS. Os sintomas e as formas de tratamento da depressão variam de acordo com a intensidade do quadro, que pode ser leve, moderado ou profundo.

Sintomas da depressão profunda

A depressão profunda é a fase mais crítica da doença psiquiátrica. “A depressão grave apresenta como características falta de energia intensa, tristeza constante, pensamentos de culpa ou ruína, dificuldade para manter o autocuidado, como tomar banho e escovar os dentes”, alerta a profissional.  
Por causa da maior gravidade de seus sintomas, é preciso procurar atendimento médico com rapidez e seguir à risca as medidas propostas pelo especialista. “O tratamento da depressão profunda envolve acompanhamento psiquiátrico com uso de medicações e psicoterapia”, explica a psiquiatra Érika Mendonça de Morais. Os medicamentos são os mesmos antidepressivos usados em depressões leves e moderadas, mas às vezes é necessário associá-los.

Internação pode ser necessária em casos de depressão profunda

Nesse estágio, também podem estar presentes pensamentos de morte, ideias suicidas e sintomas psicóticos, como delírios e alucinações. O paciente pode precisar de supervisão constante se houver risco de suicídio, de agressividade e prejuízo do autocuidado, para que o depressivo não coloque sua vida e a de outras pessoas em perigo.
Em certos casos, a internação em uma clínica psiquiátrica pode se fazer necessária. “Existe sim a possibilidade de internação para garantir a segurança do paciente, das pessoas que convivem com ele e também para assegurar que o tratamento ocorra adequadamente, com o uso adequado das medicações e abordagens multidisciplinares”, afirma a especialista.
Foto: Shutterstock
Dados do Ministério da Saúde: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/saude-mental/depressao

Newsletter
Tags
depressão profunda
fases da depressão
mente
psicologico
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Depressão: como fazer para o término de um relacionamento não te abalar?

O término de um relacionamento, seja ele namoro ou até mesmo um casamento, normalmente gera sentimentos de tristeza e frustração nas pessoas envolvidas, podendo, em alguns casos, desenvolver até mesmo uma depressão. Quando este caso mais sério ocorre, diz-se que o término funciona como um “gatilho” para “despertar” os sintomas depressivos no indivíduo. Para evitar […]

Artigos
Por que a depressão causa alterações no apetite dos pacientes?

A depressão é uma doença psiquiátrica que atinge mais de 264 milhões de pessoas ao redor do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Além dos sintomas psíquicos, a doença também pode causar mudanças no ritmo biológico, com alterações no sono e até mesmo no apetite. Mudanças no apetite e variações de peso podem ser […]

Artigos
Dores espalhadas pelo corpo pode ser um sintoma físico da depressão?

Sentir dores pelo corpo não necessariamente indica um quadro de depressão, pois tal sensação não se encaixa dentro dos sintomas da doença. Contudo, pacientes depressivos tendem a ser mais suscetíveis à dor física, então esta manifestação pode sim estar relacionada ao transtorno, desde que os sinais tradicionais da depressão também estejam presentes.   Dor e depressão […]

Converse com um dos nossos atendentes