AchèAchè
search
Título

Depois de quase morrer, goiana consegue aliviar crises de bronquite

Asma e Bronquite

Por Dr. Ramiro Sienra

23 de outubro de 2023

A bronquite é uma doença caracterizada pelo estreitamento dos brônquios, estruturas pulmonares fundamentais para a respiração. “Esses órgãos fazem parte das vias áreas, um sistema de tubos biológicos no nosso sistema respiratório que levam ar do meio externo para o pulmão”, define o pneumologista Ramiro Sienra.

Falta de ar é o principal sintoma da bronquite


Pacientes com bronquite podem desenvolver a doença em sua forma aguda ou crônica. No caso de Janice F. B. Santos, de 57 anos, a doença era crônica e grave: “Sentia muita falta de ar, bastante dor nas costas e no peito. Não podia entrar em contato com poeira ou fumaça que o corpo já começava a ficar pesado”, afirma. Essas substâncias irritam os brônquios e ajudam a provocar as crises da doença.

Apesar das dificuldades provocadas pela bronquite, Janice precisou passar por uma situação de vida ou morte para procurar ajuda. “Quase morri três vezes. Na última, entrei em coma e me levaram para o hospital praticamente morta. Mas, salvaram minha vida”, relembra a goiana. Ela, então, foi levada para Goiânia para realizar tratamento com um especialista.

Tratamento da bronquite aborda medidas para reduzir crises


Na época, Janice tinha 27 anos e morava no interior. O tratamento, segundo ela, ajudou seu corpo a se recuperar: “O médico me passou medicamento e hoje eu me sinto bem melhor. Melhorou muito mesmo. Ainda sinto alguns sintomas, às vezes, mas geralmente passa bem rápido”. Entretanto, ela não consegue trabalhar fora de casa e vende marmitas para ajudar o marido com as contas de casa.

O tratamento da bronquite varia de acordo com a causa. Podem ser utilizados broncodilatadores, como no caso da goiana, corticosteroides e até antibióticos, caso haja infecção bacteriana. Como os quadros de bronquite crônica geralmente estão associados ao tabagismo, abandonar o vício e não ficar próximo à fumaça do cigarro também fazem parte do tratamento. Além disso, evitar ambientes com mofo, ácaros e poluição é fundamental.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
bronquite
Corticosteroides
falta de ar
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são os melhores exercícios físicos para quem tem DPOC?

A caspa é um problema capilar muito comum que se caracteriza pela descamação do couro cabeludo. Também chamada de dermatite seborreica, pode causar desconforto e constrangimento se não for tratada. Por isso, é importante cuidar bem dos fios e do couro cabeludo para evitar o surgimento do problema. A dermatologista Juliana Fonte deu várias dicas […]

Artigos
Como funcionam os remédios broncodilatadores?

Algumas doenças respiratórias, como a asma e a bronquite, provocam a inflamação das vias respiratórias e bloqueiam a passagem de ar do nariz para os pulmões. A falta de oxigênio impede o funcionamento adequado do organismo, mas os pacientes podem utilizar um broncodilatador para tratar o problema. O pneumologista Rodrigo Athanazio compara o sistema respiratório humano […]

Artigos
Como saber se a falta de ar é causada pela asma ou outra doença respiratória?

A falta de ar é um dos principais sintomas de doenças respiratórias, como a asma. Contudo, este incômodo pode ser provocado por outras causas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, as principais causas para a falta de ar são: doença pulmonar, doença cardíaca, anemia e baixo condicionamento físico. Diagnóstico de doenças […]

Converse com um dos nossos atendentes