AchèAchè
search
Título

Deixar o feijão de molho pode ajudar a reduzir os gases formados durante a digestão do alimento?

Saúde Gastrointestinal
Sintomas

Por Dr. Alexandre de Sousa Carlos

19 de outubro de 2023

O feijão é conhecido por produzir muitos gases, fenômeno causado pela dificuldade na digestão desse alimento. Assim como outros grãos, ele possui carboidratos que exigem a presença de enzimas específicas para que seja digerido. A falta das mesmas acaba resultando em flatulência quando o alimento é consumido.    
Contudo, existem algumas formas de reduzir os gases formados durante a digestão do feijão e uma delas é deixar ele de molho. Com esta técnica, a etapa de cozimento é acelerada e alguns componentes do feijão considerados antinutricionais (oligossacarídeos não digeríveis, fitatos) são dissolvidos ou eliminados.

Como deixar o feijão de molho ajuda na redução dos gases?

A hidratação do feijão, além de facilitar o cozimento posterior em alta temperatura, auxilia na eliminação ou dissolução de componentes que dificultam a digestão e provocam a maior produção de gases.

A mesma estratégia funciona com outros alimentos de característica semelhante à do feijão, como lentilhas, grão de bico, milho e quinoa. Em todos esses casos, o processo deve ser feito, em média, entre 8 e 12 horas. “Deixar o feijão de molho ajuda a reduzir a produção dos gases. Somente depois disso é que a água deve ser trocada e o alimento poderá ser preparado”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

Outras técnicas que também ajudam a reduzir os gases formados pelo feijão


Outros métodos para reduzir os gases do feijão:
não comer a casca ou cozinhar o alimento por muito tempo. Servir somente o caldo do feijão é bom para evitar os gases, mas ainda mantendo seus principais nutrientes. Além disso, quando o feijão é bastante cozido, ele fica mais macio e o amido presente em sua composição se torna mais facilmente digerido. “A adição de limão ou vinagre na água de imersão também ajuda a formar menos gases”, completa Sousa.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
feijão
gases
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Existe alguma posição para deitar que ajude a eliminar os gases?

Por mais que soltar gases seja natural, nem sempre estes são liberados com facilidade, ainda mais quando estão presentes em excesso. Essa dificuldade acaba trazendo incômodo e até mesmo dores abdominais. Para evitar isso, é interessante apostar em alguns métodos simples, como ficar em uma posição que estimule a flatulência.  Descubra qual é a melhor […]

Artigos
Por que o excesso de gases causa dor na barriga?

Os gases são formados no organismo por fatores diversos e com o propósito de logo serem expelidos. Quando isso não ocorre, o acúmulo dos mesmos na barriga pode trazer dores abdominais como inconvenientes. Este excesso geralmente existe quando a alimentação está “recheada” de itens que naturalmente contribuem bastante para a formação de gases.   Formação […]

Artigos
Por que alguns gases têm cheiro forte e outros aparentemente não?

Soltar gases é algo absolutamente normal, sendo que, em média, um indivíduo os elimina cerca de 20 vezes por dia, seja pelo ânus ou pela boca, por meio do arroto. O que intriga muita gente em relação a isso é o fato de alguns gases terem o odor forte e outros não aparentarem ter cheiro. […]

Converse com um dos nossos atendentes