AchèAchè
    search
    Título

    Deformações nos ossos são consequências comuns da osteoporose?

    Doenças dos Ossos

    Por

    A osteoporose consiste na perda muito significativa de massa óssea, o que acarreta na fragilização dos ossos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a redução da massa dos ossos é natural, à medida que se envelhece, e a osteoporose configura uma exacerbação nesse processo. Em geral, a osteoporose não costuma gerar deformações nos ossos, mas isso pode acontecer.     

    Deformações nos ossos da coluna é a mais comum em um quadro de osteoporose


    “As deformações nos ossos são consequências mais relacionadas à osteoartrite do que à osteoporose. A osteoartrite leva a deformação nas mãos, pés, joelhos e regiões coxofemorais. As deformações que surgem com a osteoporose são consequência das fratura ósseas, principalmente das vértebras torácicas, que acabam determinando a
    acentuação da cifose dorsal”, explica o geriatra José Eduardo Martinelli.

    A cifose dorsal (vulgarmente chamada de corcunda) é uma curvatura anormal na coluna que pode ser percebida mais frequentemente em alguns idosos. “A principal deformidade óssea que podemos ver num paciente com osteoporose é o aumento da curvatura da coluna torácica, ou seja, um aumento da cifose, com consequente redução de estatura”, informa a geriatra Aline Ferreira.

    Segundo a especialista, tal fenômeno decorre de uma redução da região anterior dos corpos vertebrais, por conta da massa óssea diminuída. “Isso resulta em compressão e colapso dessas vértebras, o que determina uma série de deformidades na coluna e modificações posturais – dentre as quais se pode destacar o aumento da cifose torácica”, afirma a médica.

    Tratamento contra a osteoporose


    Para evitar essa e outras complicações da osteoporose, é imprescindível adotar o tratamento adequado, que consiste no uso de medicações específicas, prática de atividade física, consumo de nutrientes importantes para a saúde óssea (principalmente cálcio e vitamina D) e cuidados rotineiros para evitar quedas e possíveis fraturas.  

     

    Dados Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia: https://sbgg.org.br/osteoporose-a-doenca-silenciosa/

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes