AchèAchè
search
Título

De que forma a prática de exercícios ajuda no tratamento da hipertensão?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

O tratamento contra hipertensão consiste na combinação de alguns cuidados específicos, o que inclui a prática de atividades físicas. Ao se exercitar regularmente, o paciente combate fatores de risco importantes, como sobrepeso, sedentarismo e estresse. Contudo, nem todo exercício é adequado nesse contexto, então é sempre necessária a indicação de um médico especialista.     

Principais exercícios para o tratamento da hipertensão 


“Os exercícios físicos com
benefícios para pacientes hipertensos são os aeróbicos. Portanto, caminhada, corrida, ciclismo, natação e esteira são opções comumente propostas pelo cardiologista. É importante ter em mente a importância de realizar tais atividades com regularidade e com uma duração de tempo eficaz”, informa o cardiologista Rubens Mattar Jr.
Segundo o especialista, o paciente que se exercita pelo menos três vezes na semana, com duração de 50 a 60 minutos em cada sessão, já consegue com alguma margem de segurança obter os benefícios esperados. Contudo, o paciente não precisa começar neste ritmo, especialmente se ele não tiver um bom condicionamento físico. O ideal é começar aos poucos, aumentando o nível da atividade gradativamente. 

Atividades físicas ruins para quem tem pressão alta


Por mais que a prática de atividade física seja importante no controle da hipertensão, é necessário ter bastante cuidado na escolha das atividades e na intensidade das mesmas, pois erros nesse sentido podem provocar o efeito oposto, colocando o paciente em risco.
Os exercícios que devem ser evitados são aqueles que implicam em força e peso, como a musculação, especialmente com cargas muito pesadas.
“Este tipo de atividade aumenta a pressão sistólica e diastólica, que tem como base o reflexo pressor do exercício, com elevação da tensão intramuscular durante a contração. Isso eleva a pressão arterial desproporcionalmente, levando à interrupção do fluxo sanguíneo muscular”, explica o médico. Em paralelo à prática de exercício físico, é fundamental que o paciente siga com o tratamento medicamentoso de controle da pressão arterial. 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Artigos
Por que diabéticos correm riscos maiores de perder a visão?

O diabetes é uma alteração metabólica de origem múltipla e se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina em exercer adequadamente suas funções, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Mas você sabia que a doença pode afetar a visão do portador? “O diabetes compromete várias estruturas do olho”, afirma o […]

Converse com um dos nossos atendentes