AchèAchè
search
Título

Confira 5 práticas que podem ajudar quem tem asma a viver melhor

Asma e Bronquite
Sintomas

19 de outubro de 2023

A asma é uma doença respiratória que se caracteriza pela inflamação dos brônquios, canais que levam o ar até os pulmões, e que causa tosse, dificuldade para respirar, chiado e aperto no peito. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), aproximadamente 20 milhões de brasileiros enfrentam diariamente os problemas provocados pela doença, mas algumas práticas podem melhorar a qualidade de vida de quem tem asma. Confira 5 exemplos, logo abaixo. 

Praticar exercícios aeróbicos

 

De acordo com a pneumologista Luiza Helena Costa, atividades como natação, caminhada e ciclismo podem gerar muitos benefícios, principalmente diminuindo a sensação de falta de ar. “Esses exercícios reduzem a falta de ar relacionada ao descondicionamento físico, diminuem o risco de doenças cardiovasculares e as dores no corpo, melhoram o sono e a disposição para as atividades diárias”, informa a especialista.

Evitar a exposição à poeira

 

Alguns fatores que podem desencadear as crises de asma são chamados de gatilhos. Entres os principais citados pela SBPT estão os ácaros, fungos e pelos de animais de estimação. A especialista explica que para o controle e a prevenção da doença, é essencial manter o ambiente de casa sempre limpo e livre de poeira: “Neste sentido, eliminar pontos de mofo e retirar carpetes e cortinas de pano da casa, principalmente do quarto, é muito importante. Uso de capas antiácaros em travesseiros e colchões podem, eventualmente, ajudar”.

Não fumar

 

O cigarro é um dos principais vilões para quem tem asma. É imprescindível que o paciente não fume e não esteja no mesmo ambiente que alguém que fume, porque a fumaça inalada pode agravar a inflamação dos brônquios, desencadear crises e aumentar os sintomas.

Não se expor ao ar frio e seco

 

Um ambiente com ar frio e seco pode ser muito prejudicial para os asmáticos, irritando os brônquios e piorando os sintomas. Por esse motivo, é recomendado que seja evitada ao máximo a exposição a ambientes refrigerados e se manter bem aquecido nos meses de inverno.

Manter a vacinação em dia

 

Por terem uma doença respiratória, pacientes asmáticos representam um grupo de risco para outras doenças pulmonares. Por isso, é fundamental se vacinar contra a influenza todos os anos, evitando que a gripe agrave os sintomas da asma e cause outras complicações.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) : https://sbpt.org.br/portal/espaco-saude-respiratoria-asma/

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são os desafios do tratamento da DPOC em pacientes idosos?

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é encarada por muitos como um quadro típico de idosos, já que a maioria dos pacientes se enquadram nesta faixa etária. Contudo, também pode se manifestar em pessoas mais jovens. A doença tem íntima relação com o tabagismo, ou seja, aqueles que acumulam anos com a prática correm risco maior […]

Artigos
A bronquite crônica é mais comum na terceira idade? Por quê?

Uma das manifestações da chamada DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), a bronquite crônica está ligada diretamente aos efeitos que o cigarro provoca ao longo dos anos e por isso acaba sendo mais comum na terceira idade. Com o acúmulo de décadas de prática do tabagismo, a bronquite crônica tende a se manifestar. “É mais comum encontrar pessoas […]

Artigos
Asma em idosos: quais os cuidados especiais que devem ser tomados?

Tosse, chiado e dores no peito, sudorese, lábios azulados e falta de ar são alguns dos principais sintomas vistos em pessoas com asma e que podem piorar à noite ou durante a prática de atividades físicas. A doença é caracterizada pela inflamação das vias aéreas, canais por onde o ar passa, o que dificulta o transporte de […]

Converse com um dos nossos atendentes