search
Título

Asma: Como os pacientes devem lidar com a poeira em casa?

Cuidados e Bem-estar
Segurança para o Paciente

19 de outubro de 2023

O enfisema pulmonar é uma doença que destrói os alvéolos pulmonares, transformando-os em estruturas cheias de ar. Pode parecer contraditório, mas o problema causa falta de ar, além de tosse e chiado no peito. A melhor forma de combater os efeitos do enfisema é fazer o tratamento, mas será que os danos causados nos pulmões podem ser revertidos? 

Tratamento do enfisema pulmonar melhora capacidade de respirar

Segundo o pneumologista Paulo Faleiros, a resposta para essa pergunta é que o paciente pode ter uma melhora, mas . “Os danos não são revertidos totalmente, mas podem ser parcialmente revertidos”. Isso significa que, com as medidas certas e dedicação, a doença pode ser estabilizada e o paciente pode voltar a respirar um pouco melhor. 

Para o especialista, o combate ao enfisema deve passar por duas abordagens: “Isso se faz por meio do tratamento medicamentoso, as famosas bombinhas, e não medicamentoso, como a reabilitação pulmonar”. O tipo de medicação mais utilizado é o broncodilatador, que é inalado com a bombinha e vai direto para os pulmões. 

Conheça o Cuidados Pela Vida

Saiba como é feita a reabilitação pulmonar

Já a reabilitação pulmonar é uma série de exercícios conduzida por um fisioterapeuta, envolvendo, por exemplo, alongamentos e fortalecimento dos músculos do peito, cujo objetivo é melhorar o condicionamento físico do paciente com problemas respiratórios e reduzir sua falta de ar. 

No entanto, nada disso terá o efeito desejado se o indivíduo com enfisema pulmonar não parar de fumar. A doença, que junto com a bronquite crônica forma a DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), tem o tabagismo como principal causa. Ou seja, para interromper o avanço dos e reverter, mesmo que parcialmente, os danos nos pulmões, é fundamental abandonar os cigarros. 


Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Vacina bivalente para a COVID-19: Vou precisar me vacinar de novo?

Desde que a vacina contra COVID-19 entrou no calendário de imunização, muitas dúvidas começaram a surgir, principalmente sobre qual a melhor indicação para cada público e a regularidade com a qual ela deve ser aplicada. Com a chegada da vacina bivalente, a situação não poderia ser diferente. Com essa atualização do imunizante, o principal questionamento […]

Artigos
Glaucoma: Doença silenciosa pode ser tratada com colírios ou cirurgia! Entenda!

O glaucoma é uma doença ocular que pode levar à cegueira de forma lenta e silenciosa. Como os sintomas de glaucoma costumam não ser percebidos pelo paciente, a maioria dos casos só é diagnosticada no seu estágio avançado. Por isso, é muito importante saber mais sobre essa condição e entender a maneira correta de preservar a saúde […]

Artigos
A importância da alimentação adequada e balanceada: Relação do intestino com a imunidade

Diante da pandemia de Coronavírus (COVID-19) temos diversos aspectos de nossas vidas afetados, principalmente em função do isolamento social necessário. Seja pelo teletrabalho, pela presença das crianças em casa, pelo distanciamento dos amigos e familiares, um novo modo de viver nos foi imposto e lidar com as mudanças de uma forma leve pode nos ajudar […]

Converse com um dos nossos atendentes