AchèAchè
    search
    Título

    Asma: Como os pacientes devem lidar com a poeira em casa?

    Uncategorized

    Por

    As crises de asma e seus sintomas característicos, como a falta de ar e a tosse, são desencadeados pelo contato com alérgenos e substâncias irritantes. Estes gatilhos pioram ou provocam a inflamação dos brônquios ao entrarem em contato com o sistema respiratório. A poeira é um dos gatilhos mais importantes.

    Manter casa livre de poeira evita crises de asma


    De acordo com o pneumologista Paulo Faleiros, é fundamental que não haja poeira na casa de pessoas asmáticas. “Como isso é praticamente impossível para a maioria da população, o ideal é não varrer a casa, mas sim passar um pano úmido, evitando que a poeira suba durante a varredura”, informa o médico. 

    O paciente com asma pode fazer a limpeza de casa, mas a melhor opção é pedir para outra outra pessoa ou ainda contratar um profissional para o serviço. Vale destacar que produtos de limpeza com cheiros muito fortes devem ser evitados porque também podem irritar as vias aéreas e desencadear uma crise da doença

    Tapetes podem acumular poeira, fungos e ácaros


    Além da poeira, existem ainda outros
    elementos encontrados dentro de casa que também são prejudiciais aos pacientes asmáticos. “Presença de mofo, infiltração, tapetes, cortinas e animais que soltam muito pelo” são exemplos citados por Dr. Paulo. “Tudo isso pode causar crises. Deixar a casa sempre arejada é importante”, complementa o médico. 

    É necessário evitar tapetes, carpetes e bichos de pelúcia em casa, por acumularem poeira. Se preferir deixá-los, mantenha-os sempre limpos. Livros, travesseiros, cobertores e cortinas também devem estar sempre limpos, pois podem servir como habitat para ácaros e fungos. 


    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes