search
Título

Tratamento ajuda paranaense a voltar a controlar enfisema pulmonar

Asma e Bronquite
Sintomas

Por

O enfisema pulmonar é uma doença respiratória crônica grave que diminui a elasticidade dos pulmões e promove a destruição dos alvéolos pulmonares. Em geral, aparecem sintomas como tosse, respiração rápida e dificuldade para respirar. Como consequência, o paciente pode apresentar sensação de dor e cansaço.  
Foi o que aconteceu com Ivone de A. H., de 60 anos, que vive em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR). Em 2012 ela foi diagnosticada com enfisema pulmonar nos dois pulmões, depois de começar a se sentir muito cansada e ter emagrecido muito. Em pouco tempo, ela iniciou um tratamento medicamentoso que a ajudou muito no controle dos sintomas de enfisema pulmonar.

Tratamento do enfisema pulmonar deve ser feito pela vida toda

Depois de dois anos seguindo o tratamento, Ivone decidiu parar com o uso do remédio por conta do preço do produto. O fato de estar se sentindo bem, sem nenhum tipo de problema, facilitou a decisão de interromper o tratamento. Porém, passado um tempo os sintomas começaram a voltar e logo ela sentiu a necessidade de voltar a usar a medicação.
“O médico disse que o tratamento deveria ser feito a vida toda, mas acabei parando mesmo mesmo assim pela falta de dinheiro e pela melhora do quadro. Voltei a tomar a medicação há cerca de um mês e já me sinto bem melhor. “Só esse remédio mesmo para me fazer sentir assim. Sem ele me sinto muito cansada e com dor. Também faço uso da bombinha, por indicação médica”, explica Ivone.  

Cigarro é a principal causa do enfisema pulmonar

O enfisema pulmonar é ocasionado, na maioria das vezes, pelos efeitos do cigarro ao longo de muitos anos de uso. “A fumaça do cigarro, ao ser inalada, pode lesar a mucosa da língua, cordas vocais e brônquios, causando uma inflamação crônica, muitas vezes irreversível. Mas ao chegar aos alvéolos pulmonares, pode causar o enfisema”, completa o pneumologista Ciro Kirchenchtejn.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes