AchèAchè
search
Título

Como fazer para aliviar a dor de dente?

Cuidados e Bem-estar

Por Dr. Johnathan M. Marcondes

19 de outubro de 2023

A dor de dente é um sintoma que ocorre por diferentes causas, tais como cárie, traumas, doenças de gengiva e infecções. O tratamento específico para cada uma delas é a melhor opção para solucionar de vez o incômodo, mas também há como apenas amenizá-lo por meio de alguns métodos. Estes são ideais nos momentos em que não é possível ir até o dentista imediatamente.

Remédios para dor de dente


Uma das formas mais utilizadas para aliviar a dor de dente
é o uso de analgésicos. Antibióticos também podem ser usadas em casos de infecção com presença de pus. Todavia, a dor de dente não depende apenas de medicamentos para ser amenizada. Práticas caseiras e simples também auxiliam neste sentido.
“Um dos meios que pode ser usado é o bochecho com água morna e sal. O sal funciona para eliminar a infecção, visto que a maior parte das dores de dente são causadas por infecção, e a água morna ajuda a drenar a secreção e alivia o tecido inflamado. Em alguns casos, utiliza-se gelo, pois ele gera uma redução do fluxo sanguíneo, diminuindo também o inchaço”, informa o dentista Johnathan Marcondes.

Alimentos que ajudam a amenizar a dor de dente


O especialista aponta que alguns alimentos também ajudam a aliviar a dor de dente, tais como alho e cravo. “O alho possui propriedades medicinais que podem reduzir a dor imediatamente, além de conter ação bactericida. Já o cravo, rico em substância analgésica, é uma das escolhas mais simples para diminuir a dor. Basta mascar o cravo, tomar chá de cravo ou aplicar óleo de cravo no local do desconforto, mas tendo o cuidado de não deixar em contato por muito tempo com a mucosa, para evitar possíveis queimaduras”.

Outra ótima opção para dor de dente é o própolis, poderoso anti-inflamatório que também possui ação bactericida e cicatrizante. Associado ao chá de macela, ele se torna ainda mais poderoso, pois este aliado também conta com propriedades anti-inflamatórias e calmantes. Por último mas não menos importante: passar o fio dental e escovar os dentes. Esses hábitos diários de limpeza são fundamentais, pois a comida que fica entre os dentes pode deixar a região inflamada e dolorida.  

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
dentes
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como é o processo de recuperação da extração de um dente siso?

Assim como qualquer extração dentária, a remoção de um dente siso é uma cirurgia e deve seguir as recomendações de um pós-operatório. “Evitar esforço físico desnecessário, ter uma dieta líquido-pastosa em temperatura fria por uns dois dias e evitar fazer bochecho com qualquer coisa por 48 horas” são as principais dicas do cirurgião-dentista Robson Caumo. […]

Artigos
Mal de Parkinson: quais são as fases e os primeiros sinais de alerta da doença

O Mal de Parkinson é um distúrbio do sistema nervoso central causado pela morte das células cerebrais que controlam os movimentos do corpo humano. Embora essa doença seja muito falada, nem todo mundo sabe que ela é dividida em estágios e gera uma série de sinais de alerta que vão além dos característicos tremores nas […]

Artigos
Ginecologista ou obstetra? Entenda as diferenças entre esses médicos!

Você sabe qual é a diferença entre um ginecologista e um obstetra? Essa dúvida é bastante comum entre pacientes que procuram esses profissionais para uma consulta. Mas, no geral, a Ginecologia e a Obstetrícia são especialidades que caminham de mãos dadas, já que as duas atuam no tratamento e na prevenção de doenças que afetam […]

Converse com um dos nossos atendentes