O sal tem papel fundamental na culinária e até mesmo na saúde, mas seu consumo em excesso pode prejudicar o bom funcionamento do organismo e facilitar uma série de doenças. É o caso de problemas na tireoide, nos rins e no sistema cardiovascular, como a hipertensão. Portanto, uma das medidas necessárias para evitar a pressão alta é controlar a ingestão diária de sal.
Quatro gramas diários de sal é a quantidade recomendada
Segundo a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto, o ideal é consumir apenas quatro gramas de sal por dia. “Deve-se considerar que ingerimos sal não contabilizado em alimentos já processados, como pães, biscoitos, manteiga, queijos e embutidos. Então, devemos procurar alimentos ‘lights’, com pouco ou nenhum sal para não ultrapassar a cota diária”, afirma a médica.
Com este objetivo em mente, é possível trocar o cloreto de sódio, o famoso sal de cozinha, por outros tipos, como o sal do Himalaia, o sal light, o sal de potássio e o sal sem sódio, elemento cujo excesso é um dos grandes vilões da saúde. “Ao utilizar este sal, você está ingerindo menos sódio por porção do que se usasse o sal de mesa regular, que é composto basicamente de sódio”, explica a profissional.
Consumo de sais alternativos, como sal do Himalaia, deve ser moderado
Estes sais alternativos são menos refinados e não contêm apenas sódio, mas também contam com sulfato de cálcio, potássio e magnésio na composição. Entretanto, segundo a especialista, têm um lado negativo: como salgam menos e têm sabor mais suave, muitas pessoas acabam exagerando no consumo. Para Ana Catarina, o ideal é acostumar o paladar ao alimento quase sem sal.
Além disso, a cardiologista aconselha aumentar o consumo de alimentos in natura, como frutas, verduras e legumes. “Temperar os alimentos com temperos naturais como alho, cebola, cebolinha, orégano, manjericão, evitar temperos prontos, aditivos de sabor, molhos e caldos processados e semi-prontos” são outras recomendações. Evitar refrigerantes, alimentos congelados e lanches fast food também são atitudes necessárias para reduzir a ingestão de sal no dia a dia.
Foto: Shutterstock