AchèAchè
    search
    Título

    Comer muita soja na infância pode prejudicar o desenvolvimento hormonal?

    Uncategorized

    Por

    Ter certos cuidados com a alimentação das crianças é muito importante. É nessa faixa etária em que o corpo mais precisa dos nutrientes corretos para se desenvolver com saúde e se preparar para o resto da vida. Nesse contexto, é importante ficar de olho no consumo excessivo de soja na infância. Quem explica melhor a relação é a endocrinologista pediatra Bianca Tavares.

    Estudos indicam que soja favorece puberdade precoce


    “Existem poucos trabalhos científicos que comprovam a ligação do consumo da soja com a precocidade sexual. Alguns estudos mostram que, se houver um consumo exagerado de soja pelas crianças, as isoflavonas, contidas na soja, por mimetizarem o
    estrogênio, que é o hormônio feminino, podem favorecer a antecipação da puberdade”, afirma a profissional.
    Esses casos são conhecidos como puberdade precoce, em que as transformações físicas que marcam a puberdade acontecem antes dos 8 anos nas meninas e 9 anos nos meninos. Essas mudanças incluem crescimento das mamas nas meninas e do volume dos testículos nos meninos, surgimento de pelos nas axilas e nas regiões puberais e a primeira menstruação.
    No entanto, para essa situação se concretizar, segundo a especialista, a quantidade de soja ingerida deveria estar acima de 40 ou 50 miligramas por dia. “Isso seria equivalente a consumir em torno de três litros de suco de soja por dia”, compara a médica. 

    Como deve ser o consumo de soja na infância?


    Para inserir o consumo de soja na vida das crianças, é preciso ter cautela. Elas somente devem ser apresentadas ao grão e a produtos que contêm soja em sua composição a partir dos 6 meses de idade e, ainda assim, com moderação e com orientação de um pediatra. Antes dessa idade, é a recomendado que a alimentação seja exclusivamente de
    leite materno.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes