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    Colesterol alto? Conheça alimentos para baixar colesterol!

    Cardiovascular
    Sintomas

    Por Dra. Bruna Baptistini

    8 de agosto de 2023

    Ter o colesterol alto é uma realidade na vida de muita gente. Esse problema pode se desenvolver por uma série de maus hábitos, como uma dieta cheia de alimentos ultraprocessados e o sedentarismo, e pode prejudicar bastante a saúde. Por isso, uma pergunta feita com frequência aos médicos é: como baixar o colesterol? O primeiro passo é adotar uma alimentação saudável, seguido por mudanças no estilo de vida e, claro, o acompanhamento de um cardiologista, que vai montar um plano de ação completo e específico para o seu caso. 

    Para te ajudar a virar esse jogo, o Cuidados Pela Vida conversou com a médica cardiologista Bruna Baptistini, que recomendou uma lista de alimentos para baixar colesterol ruim, além de outras dicas importantes que vão ajudar a tratar esse problema. Confira quais são as principais orientações de um profissional de saúde para um tratamento adequado!

    Conheça alguns alimentos para baixar colesterol


    Se você já quer começar um plano de ação para diminuir os níveis de colesterol ruim, a dica é ter uma rotina alimentar com hábitos mais saudáveis, dando prioridade, por exemplo, para alimentos que aumentam o colesterol bom. Dra. Bruna lista os ingredientes mais recomendados para esse caso: “Os flavonoides são antioxidantes polifenólicos encontrados nos alimentos, principalmente em verduras, frutas (cereja, amora, uva, morango, jabuticaba), grãos, sementes, castanhas, condimentos e ervas, e também em bebidas como
    vinho, suco de uva e chá”. Além desses, também podemos citar:

    – aveia: auxilia na diminuição da absorção de colesterol no intestino;

    – abacate: contém gorduras saudáveis que ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL) e reduzir o colesterol ruim (LDL);

    peixes ricos em ômega-3: salmão, sardinha e truta são exemplos de peixes que ajudam a reduzir o colesterol e a proteger o bom funcionamento do coração;

    – chá para baixar colesterol alto
    : chá mate, chá de cúrcuma e chá verde são excelentes escolhas para diminuir os níveis de colesterol ruim;

    suco para baixar colesterol: frutas naturais, como laranja, uva e romã, são ricas em antioxidantes e fibras, sendo perfeitos para baixar os níveis de colesterol alto.

    Alimentos que aumentam o colesterol e que devem ser evitados

     

    Os alimentos que devem ser evitados por pessoas com colesterol alto são, basicamente, aqueles que possuem gordura saturada e gordura trans, conforme explica a cardiologista: “Para reduzir a ingestão de colesterol, deve-se diminuir o consumo de alimentos de origem animal, em especial as vísceras, leite integral e seus derivados, embutidos, frios, pele de aves e frutos-do-mar (camarão, ostra, marisco, polvo, lagosta)”. Se você quer acabar com o colesterol ruim, tente evitar o consumo exagerado dos alimentos presentes nessa lista. 

    Dieta para colesterol alto: conheça os benefícios de uma alimentação saudável

     

    Além de contribuir para a redução do colesterol alto, uma alimentação equilibrada auxilia no controle do peso corporal, o que é fundamental para evitar problemas cardiovasculares. Dra. Bruna costuma recomendar aos seus pacientes a dieta DASHDietary Approaches to Stop Hypertension, que significa abordagem dietética para interromper a hipertensão e é “caracterizada pela adoção de um hábito alimentar com quantidades elevadas de frutas e vegetais, elevado consumo de cálcio (leite e derivados), além de um consumo reduzido de gordura saturada”. Esse estilo de dieta também é super indicado para a prevenção e o tratamento de doenças cardiovasculares.

    Dicas importantes para tratar o colesterol alto


    Além de adotar uma
    dieta para colesterol alto, o paciente precisa por em prática hábitos que aumentam a longevidade e deixar de lado tudo o que faz mal para saúde. Por isso, é necessário:

    Praticar exercícios físicos regularmente, pois eles têm o poder de elevar o colesterol bom e reduzir o colesterol ruim;

    – abandonar o hábito de fumar, uma vez que o tabagismo reduz o colesterol bom e aumenta o colesterol ruim, agravando ainda mais o quadro. 

    Vale lembrar que, para um tratamento eficaz, é fundamental seguir à risca as orientações médicas e realizar exames periódicos para monitorar os níveis de colesterol.

    Não tratar o colesterol alto coloca a saúde em perigo

     

    Se você tem colesterol alto e vem evitando o início do tratamento, fique sabendo que as consequências são graves. De acordo com a especialista, a mortalidade por doença arterial coronariana é a principal causa de morte no país e, segundo evidências científicas, o colesterol elevado é considerado o grande fator de risco modificável desta condição. “Portanto, reduções de colesterol alto, principalmente dos níveis de LDL (colesterol ruim), por meio de mudanças no estilo de vida e medicamentos, têm grande benefício na redução de doenças cardiovasculares”, alertou. Quer fugir dessa estatística? Procure um cardiologista e comece já o processo de redução do colesterol.

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    alimentação
    colesterol
    colesterol alto
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