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    Caminhada emagrece? Dicas para emagrecer de forma saudável!

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    Caminhar queima gordura? Caminhada emagrece? Caminhada ajuda a perder barriga? Essas são dúvidas muito comuns de quem está pensando em incluir esse exercício na rotina. A verdade é que caminhar na rua ou na esteira pode ser o primeiro passo para sair do sedentarismo e ir em busca de uma vida mais saudável e longeva. Enquanto a corrida exige um preparo físico maior, a caminhada é um exercício mais leve e democrático, que gera menos impacto nas articulações e que tem menos restrições. Vale lembrar que antes de iniciar qualquer atividade física é importante realizar um bom alongamento e usar roupas e calçados adequados.

    Mas será que caminhar realmente ajuda na perda de peso, assim como outros esportes, como natação, musculação e artes marciais? Para esclarecer de vez essa dúvida, o Cuidados Pela Vida entrevistou o educador físico e personal trainer Caio Signoretti. O profissional deu dicas de como emagrecer de forma saudável e explicou como a caminhada pode ajudar nesse processo. Confira! 

     

    Caminhar realmente emagrece?

     

    Sim, é verdade que a caminhada emagrece. Assim como qualquer outro tipo de exercício físico que proporcione um gasto energético significativo, ela vai auxiliar na perda de peso, já que contribui para o déficit calórico – processo de gastar mais calorias do que o seu corpo consome por meio da alimentação. 

    Além disso, existem vários fatores que irão definir o quanto a caminhada consegue ajudar no emagrecimento. Eles variam desde o nível do exercício ao tempo de duração, conforme explica o profissional: “Para cada quilo corporal perdido, a gente precisa queimar pelo menos 7 mil calorias. Essa queima vai depender da intensidade, da velocidade, do nível de condicionamento físico, do sexo, do tamanho e do peso corporal dessa pessoa”.

    Sendo que, para emagrecer, além de caminhar na rua ou na esteira, é importante praticar também outro tipo de exercício que otimize o gasto calórico, como a musculação, além de manter uma alimentação saudável e equilibrada. Com esses pilares, conseguimos prevenir o aumento de peso.

     

    Quais os benefícios da caminhada? Conheça:

     

    1. Um verdadeiro remédio para o estresse: Fazer uma atividade física, como é o caso da caminhada, pode ajudar bastante na saúde mental, diminuindo o estresse e a ansiedade de uma rotina atribulada. “O exercício físico reduz o estresse por conta da liberação de endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar”, esclareceu Caio. 

     

    1. Pode contribuir para a produção de vitamina D: o educador físico conta que a caminhada na rua, em contato com a luz solar, estimula a produção de vitamina D pelo corpo, uma substância importante para o funcionamento do organismo. “A vitamina D baixa prejudica, inclusive, o emagrecimento”, conta. Este nutriente também está relacionado à prevenção da osteoporose, porque ajuda na absorção do cálcio pelos ossos. 

     

    1. Melhora a qualidade do sono: fazer caminhada ajuda no gasto energético. Quem caminha todos os dias por uma hora chega no fim do dia mais descansado, com um acúmulo menor de energia e, com isso, consegue dormir melhor.

     

    1. Faz bem para o coração: a caminhada ajuda na ativação da circulação sanguínea e no controle da pressão arterial. Esses dois fatores contribuem para manter a saúde cardiovascular em dia, o que pode prevenir o surgimento da hipertensão e de suas complicações, como derrame e infarto.

     

    1. Acaba com o sedentarismo: incluir a caminhada na sua rotina pode ser o primeiro passo para dar fim ao sedentarismo. Se você praticar uma caminhada rápida, se possível em ritmo de trote, com duração entre 30 minutos e uma hora todos os dias, é possível que, depois de um mês, seu corpo esteja mais preparado fisicamente para correr e praticar outros exercícios de maior impacto. 

     

    1. Caminhar emagrece: como foi dito no tópico anterior, a caminhada é o primeiro passo para uma vida mais saudável, mas juntamente com ela, o profissional recomenda a prática de outras atividades, além de mudanças de hábitos na rotina: “Além da reestruturação alimentar, tem também a musculação e outros tipos de treinamento, como intervalado de alta intensidade”. Lembrando que essas atividades devem ser supervisionadas por um profissional especializado.

     

    1. Aumenta a longevidade: com todos os benefícios anteriores, é possível afirmar que caminhar colabora para uma qualidade de vida melhor. A prática de atividade física melhora a saúde de uma maneira geral e uma pessoa saudável tende a viver mais e melhor.

     

    Como emagrecer caminhando? 1 hora de caminhada perde quantas calorias?

     

    Como foi dito no início desse artigo, a caminhada pode ajudar na perda de peso, mas isso vai depender, principalmente, do tempo e da intensidade do exercício. O personal trainer Caio Signoretti afirma que “uma hora de caminhada pode queimar, aproximadamente, 300 calorias”. Sendo assim, quanto maior for o tempo que você passa caminhando, aumentando a potência dos passos, mais eficiente será esse gasto calórico e mais peso você conseguirá perder.

     

    Como perder peso de forma saudável? 

     

    Embora a caminhada ajude a perder a gordura localizada e seja considerada um bom começo para deixar a vida sedentária para trás, o educador físico garante que é importante praticar outros tipos de exercícios para perder peso de forma saudável e eficaz. Esportes de alta intensidade, como natação e a corrida, são ótimos exercícios aeróbicos para incluir na rotina de perda de gordura. 

     

    Mas, de acordo com o personal, a musculação continua sendo a atividade que mais colabora para o emagrecimento: “Você vai queimar mais calorias quando tiver intensidade muscular e intensidade cardiovascular durante o exercício. Mas, melhor que isso, você vai gerar o chamado efeito EPOC (Excess Post Exercise Oxygen Consumption), que em português significa “Consumo Excessivo de Oxigênio Pós-exercício”, que é como se você estivesse ainda gastando energia, queimando calorias, mesmo em repouso, após o término dessa atividade”, detalhou o profissional em Educação Física.

    Sendo assim, podemos afirmar que, a melhor maneira de tornar o seu corpo uma máquina mais eficiente de queimar calorias, além da caminhada, é trabalhando os músculos por meio da musculação. Quanto ao emagrecimento, também é fundamental adotar uma alimentação saudável e equilibrada, investindo em alimentos naturais e menos industrializados na rotina. Colocando em prática todas essas medidas, será possível alcançar uma longevidade com mais qualidade e saúde.

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