AchèAchè
    search
    Título

    As altas temperaturas do verão influenciam na imunidade do corpo?

    Uncategorized

    Por

    No verão, as altas temperaturas fazem com que as pessoas busquem o tempo todo alternativas para lidar com o incômodo calor. A preferência por ambientes frescos, com ar-condicionado, é o melhor exemplo para isso. Contudo, a mudança constante de ambientes com temperaturas extremas e opostas ao longo do dia causa impactos na imunidade.
    Essa alternância brusca torna o organismo dos indivíduos mais vulnerável, permitindo que os vírus e bactérias típicos do verão ataquem o corpo. Também por isso nessa época do ano é tão comum os casos de doenças como a dengue, além de outros quadros de infecção viral, como gripes, resfriados e alergias.  

    Frequentar praia e piscina facilita algumas doenças típicas do verão


    “As altas temperaturas no verão acabam nos levando a comportamentos e hábitos que predispõem ou facilitam algumas doenças mais comuns nessa época. A exposição a estas situações podem fragilizar nosso sistema imunológico. A exposição excessiva ao sol, piscina, areia e mar, por exemplo,
    pode resultar em baixa na imunidade”, aponta a alergista Roberta Rodrigues.
    As doenças de pele (dermatoses), muito comuns no verão, são exemplos de fatores da estação que também contribuem para a queda da imunidade. “Micoses, bicho geográfico e herpes simples são alguns dos problemas de pele que mais ocorrem no verão. Vale também mencionar as infecções de pele, como furúnculos e piodermites”, aponta.

    Transmissão de doenças na piscina e praia é facilitada


    Além da pele, a médica destaca diarreias, infecções de ouvido e conjuntivites como fatores muito comuns no verão que também causam baixa na imunidade. “Esses problemas costumam ocorrer em frequentadores de piscina e praia, pois são facilmente transmissíveis e propagados com o contato favorecido por essas situações típicas de verão”.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes